Francisco de Salles Baptista Ferreira, ocupante da Cadeira nº 3 e, atualmente, presidente da Academia Maranhense de Ciências, nasceu em São Luís do Maranhão, em 2 de fevereiro de 1936.

Filho de Ramiro Baptista Ferreira e Anna de Sousa Baptista Ferreira é casado com Sonia Tereza de Carvalho Baptista Ferreira, pai de Flávia Carvalho Ferreira e Frânia de Carvalho Ferreira.

É engenheiro civil e sanitarista, formado pela Escola de Engenharia de Belo Horizonte, da Universidade de Minas Gerais e Bacharel em Administração, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Ao longo de sua carreira, participou de inúmeros cursos na área de saneamento, abastecimento de água, administração de empresas e educação. Destacando-se, entre outros, o Curso de Complementação Didática e Pedagógica aos professores de nível superior, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Maranhão, no período de janeiro a dezembro de 1971.

Foi membro estruturador da Escola de Engenharia do Maranhão e seu Diretor de Ensino, desde a sua fundação, em 1967, até o ano de 1974 e o primeiro presidente da Federação de Escolas Superiores do Maranhão, (FESM) de janeiro a outubro de 1974, além de ocupar, como professor titular, as cadeiras de “Hidráulica e Saneamento’’; ‘‘Portos e Vias Navegáveis”. Exerceu atividades diversas, entre as quais, as de Secretário de Estado dos Negócios de Viação e Obras Públicas do Estado do Maranhão, de Desenvolvimento Rural e Irrigação do Estado do Maranhão, além de ter sido, por 11 anos, o presidente da Comissão Central de Licitação do Estado do Maranhão. Foi ainda, depois de ter ocupado a chefia do escritório da representação, em São Luís, do Programa Grande Carajás (PGC), secretário da Secretaria Executiva do Conselho Interministerial do Programa Grande Carajás (1985/1989), em Brasília-DF.

Esteve também como chefe do Setor de Engenharia Sanitária da Circunscrição de Pernambuco do Departamento Nacional de Endemias Rurais, como diretor do Departamento de Águas Esgotos de São Luís (DAES), como diretor presidente da Companhia de Saneamento de São Luís, como primeiro diretor presidente da Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão (CAEMA) e como superintendente da Companhia de Águas e Esgotos de Brasília (CAESB).

Foi presidente da PROFLORA S/A – Florestamento, em Brasília-DF, diretor de Planejamento da Rede Ferroviária Federal S/A, presidente do Conselho Rodoviário do Maranhão, membro do Conselho Empresarial da Universidade do Maranhão (UFMA), membro do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Maranhão (CDI) e membro do Conselho de Educação do Estado do Maranhão.

Realizou muitas conferências e participou de uma grande quantidade de congressos, simpósios e seminários nas áreas de sua atuação, destacando-se em muitos deles como delegado oficial e conferencista, entre eles, as missões oficiais: Missão Oficial do Governo do Estado do Maranhão e SIDERBRAS no Japão, visitando diversas siderurgias e discutindo aspectos ligados à implantação do projeto Ferro-Carajás, no ano de 1974; Delegação brasileira junto à UNESCO, no encontro realizado na Suécia, sobre os aspectos ecológicos dos sistemas urbanos, com ênfase particular na utilização da energia, de 13 a 19 de novembro de 1976; Congresso Pan-Americano de Ensino de Engenharia, realizado no Panamá, na qualidade de delegado oficial; Seminário Latino Americano, realizado na cidade do México, sob os auspícios da USAID, referente a infraestrutura sanitária para a comunidade rural.

Por seus inúmeros trabalhos, recebeu várias medalhas, entre as quais, a do Mérito Timbira (estado do Maranhão) no grau Grão Cruz, a Medalha do Sesquicentenário da Independência (estado do Maranhão), a Medalha de Segurança do Trabalho.

Agraciado com o grau de oficial do Conselho da Ordem do Rio Branco, em Brasília-DF, em abril de 1976. Medalha Simão Estácio da Silveira, concedida através do Decreto Legislativo, pela Câmara Municipal de São Luís, pelas atividades na área da educação.

Medalha de Honra ao Mérito, concedido por ser Membro Fundador da Academia Maranhense de Ciências, em São Luís-MA, titulo de professor Honoris Causa, pela Universidade Federal do Maranhão, em 21 de outubro de 1987, medalha de grau de oficial da Ordem do Mérito Brasília, em reconhecimento aos assinalados serviços prestados ao governo do Distrito Federal.

Medalha Gomes de Sousa, de mérito universitário pela Universidade Estadual do Maranhão, placa “Meio Século de Engenharia”, pelos 50 anos na atividade de engenharia.

Atualmente, é presidente do Conselho Fiscal da Empresa Maranhense de Administração Portuária; diretor da FSB Consultoria em Licitações e Contratos e Serviços de Engenharia da Perícia Técnica, Avaliação e Fiscalização em Obras de Engenharia Ambiental e foi o primeiro presidente da Academia Maranhense de Ciências, entre 2008-2010.

Atualmente é Membro Emérito da Academia Maranhense de Ciências.

O patrono de sua Cadeira é Jayme Tavares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *