ATA DE FUNDAÇÃO

ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS

Rua da Paz, n. 84 – Centro – São Luís – MA

Aos dezessete dias do mês de junho de dois mil e oito, na sede da Academia Maranhense de Letras, situada na rua da paz, número oitenta e quatro, bairro Centro, São Luís – MA, às vinte horas e trinta minutos deu-se início à solenidade de fundação da Academia Maranhense de Ciências, onde se reuniram os professores e membros fundadores, familiares, amigos, autoridades do estado, município, representantes de instituições e empresas privadas, entre outros convidados, com a ausência do membro fundador Haroldo Olympio Lisboa Tavares, que por motivos de saúde não pode estar presente. Como pedido, formalizamos sua posse e registramos em ata o mesmo como membro fundador desta academia. A mestre de cerimônia inicia a solenidade registrando a grande honra do Governo do Estado por meio da FAPEMA a contar com grandes presenças. E convida todos a acompanhar o Hino Nacional Brasileiro. Prossegue lendo um texto que enfatiza a AMC como um grande projeto da FAPEMA para o fortalecimento da Ciência no Estado. Destacando os principais objetivos da academia. Inicia-se a composição da mesa de autoridades. Onde se formou com o Exmo. Vice-governador do Estado do Maranhão, Pastor Luís Carlos Porto; Exmo. Presidente da Academia Maranhense de Letras, Dr. Lino Antônio Raposo Moreira; Exmo. Secretário do Estado da Ciência e Tecnologia do MA, Dr. Othon de Carvalho Bastos; Exmo. Presidente da FAPEMA, Dr. Sofiane Labidi; Ilmo. Membro da Comissão de Constituição da AMC, Professor Henrique Mariano Costa do Amaral; Magnífico Reitor da UEMA, Dr. José Augusto; Magnífico Reitor da UFMA, Dr. Natalino Salgado; Ilmo. Diretor do CEFET, Dr. José Ferreira Costa; Ilmo. Membro Fundador da Comissão de Constituição da AMC, Professor Diógenes Aquino. A mestre de cerimônia destaca que a AMC vem ao encontro de um importante momento, o fortalecimento das ciências maranhenses, por meio de ações, órgãos, instituições públicas e privadas, em especial a FAPEMA.

Convida-se o Dr. Lino Moreira, Presidente da AML para seu pronuncia- mento. Dando sequência pronunciar-se-á o Professor Henrique Mariano Costa do Amaral e o Professor Dr. Sofiane Labidi, que neste ato, como representante da AMC convida o Acadêmico e Futuro Presidente da AMC, Professor Francisco de Salles Baptista Ferreira para sua posse e início dos procedimentos de posse dos novos acadêmicos. Nesse momento, lê-se o currículo resumido do Dr. Francisco Sales, que contempla toda sua trajetória maranhense e nacional, que fez ele merecedor do cargo de presidente. O Dr. Francisco, nesse ato, faz seu discurso de posse, onde expressa a imensa satisfação ao convite de presidente desta tão sonhada realização. Na qualidade de presidente empossado o mesmo inicia a posse dos acadêmicos e membros fundadores, a começar pelas primeiras cadeiras, o professor membro fundador Henrique Mariano, o professor membro fundador Sofiane Labidi. Nesse momento realizou-se a posse do professor membro fundador Haroldo Tavares, onde foi lida a justificativa citada no início desta ata. Seguiu-se com a posse dos professores membros fundadores da Diretoria da AMC. Onde já estavam empossados o Presidente e o Vice-presidente. Começando então pelo Secretário Geral, João Augusto Ramos e Silva; 1º Secretário, Denivaldo Cícero Pavão Lopes; 2º Secretário, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; 1º Tesoureiro, Evandro Ferreira das Chagas; 2º Tesoureiro, Allan Kardec Duailibe Barros Filho e da Comissão Fiscal formada pelos professores membros fundadores, Francisco Sousa de Bastos Freitas, Artur Jorge Ázar, Francisca Neide Costa. Dando continuação à posse por ordem alfabética dos professores membros fundadores, Antônio Augusto Moura da Silva, Antonio Jose Silva Oliveira, Diógenes Carvalho Aquino, Emanoel Gomes de Moura, Fernando Carvalho Silva, José Augusto Silva Oliveira, José Ferreira Costa, José Hilton Gomes Rangel, José Márcio Soares Leite, José Manuel Rivas Mercury, Luciane Maria Oliveira Brito, Luís Alves Ferreira, Maria Bethânia da Costa Chein, Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento, Natalino Salgado Filho, Othon de Carvalho Bastos, Paulo César Marques Doval, Terezinha de Jesus Almeida Silva Rego, Valério Monteiro Neto, Walter Canales Sant’ana, Zafira da Silva de Almeida. Empossados e Parabenizados todos os membros fundadores da AMC, foi acompanhado por todos, o Hino do Maranhão. Em seguida,

lido um resumo da obra invejável do patrono desta academia, Joaquim Gomes de Souza, uma das maiores expressões em vários campos da ciência maranhense e nacional em sua época. Convidamos então, para o seu pronunciamento, o Exmo. Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Dr. Othon de Carvalho Bastos. E para finalizar, os pronunciamentos da solenidade, o Exmo. Vice-Governador do Estado, Pastor Luís Carlos Porto. Nesse momento é feito, pela Mestre de Cerimônia, uma leitura que expressa o retrato do Maranhão intelectual que será destacado por meio da AMC, construindo assim, uma história de pura paixão pela ciência maranhense, destacando esse cenário de berços de brasileiros ilustres, que amanhã ficarão imortais em nossa memória. Nesse momento, convida-se toda a plenária para aplaudir de pé os Membros Fundadores da Academia Maranhense de Ciências. Momento mágico onde se expressa nos rostos dos novos acadêmicos a satisfação em poder contribuir para essa etapa cientifica do estado. É feito o agradecimento do Governo do Estado por meio da FAPEMA à presença de todos. E convite aos presentes para o coquetel, servido com a agradável companhia dos músicos maranhenses, contemplando o hino da cidade de São Luís.

1. …………………………………………………………………………………………………..

Henrique Mariano Costa do Amaral

2. …………………………………………………………………………………………………..

Sofiane Labidi

3. …………………………………………………………………………………………………..

Francisco de Salles Baptista Ferreira

4. …………………………………………………………………………………………………..

Haroldo Olympio Lisboa Tavares

5. …………………………………………………………………………………………………..

João Augusto Ramos e Silva

Antônio Augusto Moura da Silva

7. ………………………………………………………………………………………………….

Arthur Jorge Ázar

8. ………………………………………………………………………………………………….

Emanoel Gomes de Moura

9. ………………………………………………………………………………………………….

Francisca Neide Costa

10. ………………………………………………………………………………………………..

José Augusto Silva Oliveira

11. ………………………………………………………………………………………………..

Luís Alves Ferreira

12. ………………………………………………………………………………………………..

Natalino Salgado Filho

13. …………………………………………………………………………………………………

Othon de Carvalho Bastos

14. ………………………………………………………………………………………………..

Terezinha de Jesus Almeida Silva Rego

15. ………………………………………………………………………………………………..

Francisco Sousa de Bastos Freitas

16. ………………………………………………………………………………………………..

Zafira da Silva de Almeida

17. ………………………………………………………………………………………………..

José Manuel Rivas Mercury

Fernando Carvalho Silva

19………………………………………………………………………………………………….

Walter Canales Sant’ana

20. …………………………………………………………………………………………………

Valério Monteiro Neto

21…………………………………………………………………………………………………..

Denivaldo Cícero Pavão Lopes

22. …………………………………………………………………………………………………

Allan Kardec Duailibe Barros Filho

23. …………………………………………………………………………………………………

Antonio José Silva Oliveira

24…………………………………………………………………………………………………..

Evandro Ferreira das Chagas

25. …………………………………………………………………………………………………

Haroldo Gomes Barroso

26. …………………………………………………………………………………………………

José Hilton Gomes Ramgel

27…………………………………………………………………………………………………..

José Ferreira Costa

28. …………………………………………………………………………………………………

Ana Emília Figueiredo de Oliveira

29…………………………………………………………………………………………………..

Luciane Maria Oliveira Brito

30. …………………………………………………………………………………………………

Maria Bethânia da Costa Chein

31. …………………………………………………………………………………………………

Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento

32. …………………………………………………………………………………………………

Paulo César Marques Doval

33. …………………………………………………………………………………………………

Diógenes de Carvalho Aquino

34. …………………………………………………………………………………………………

José Márcio Soares Leite