AMC VISITA EMAP – PORTO DO ITAQUI
O Presidente da Academia Maranhense de Ciências, prof. Henrique Mariano Costa do Amaral, acompanhado do 2º Secretário, prof. André Silva, da Jovem Cientista Marta Barreiro e da Srta. Jaqueline Mendes Araújo (secretária executiva da AMC).
Na EMAP, em 04/07/2022, estiveram reunidos com o Diretor de Administração e Finanças da EMAP-Porto de Itaqui, Dr. Artur Thiago Costa e com o Dr. Gabriel Fernando Mateucci Cassia, Head de Inovação, para discutir alguns pontos que visam a melhoria do Edital 12/2022, emitido pela FAPEMA em apoio a pesquisas aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Itaqui.
O Presidente da AMC falou que este edital é uma ação primordial para fortalecer as pesquisas aplicadas no Maranhão, além de ser uma iniciativa pioneira, que deveria ser seguida por outras industrias atuantes no Maranhão.
Nesta oportunidade, foi oferecido ao membros da EMAP um exemplar de nosso livro “Evolução em Foco”.

Na discussão do Edital FAPEMA/EMAP nº12/2022, foi relatado tópicos merecem um revisão no sentido de otimizar o edital e deixá-lo mais inclusivo. Entre este tópicos destacamos:
– Reformulação do item 6.2 do Edital FAPEMA/EMAP nº12/2022, devendo incluir as ICT’s publicas e privadas;
– Que a palavra “vinculo”, seja entendida como quaisquer formas de relação pesquisador – ICT, pois nas Leis de incentivo a pesquisa e inovação, fala-se em apenas “vinculo”, que pode ser de qualquer natureza;
– Retificação da alínea k. do item 6.6.2, face a possibilidade legal de cooperação e uso de laboratórios e instrumentos entre ICT’s (art. 8º da Lei 11733) e que isto pode ser feito na medida da demanda ou necessidade.
-O item 7.2 deve ser reformulado à luz das Leis Federal nº 13.243 e Estadual nº 11.733 que recomendam prestação de contas simplificadas, fato extremamente importante para a comunidade científica;
A EMAP ficou de estudar os pontos elencados e nos informou que terá uma reunião com a FAPEMA para tomar a decisão final até a próxima semana.
Um outro ponto apresentado pela Academia, foi um convite feito a EMAP para se juntar às empresas “AMIGAS DA CIÊNCIA” como “spansor” ou Membro Financiador da AMC. Para tanto foi deixado uma documentação explicativa e um formulário de aceitação.
Por ultimo foi discutida a politica de visitas à EMAP para formulação de aceite ou não de projetos em elaboração por pesquisadores das ICT’s envolvidas.
Ficou acordado que a Academia deverá enviar, para o dr. Gabriel Cassia, um resumo dos projetos que seus membros estão formulando, para que possam ser apreciados pela EMAP e, se for o caso, agendar uma visita para a reformatação final dos referidos projetos.