Rosiméria Maria Braga de Carvalho
Natural de Monteiro, Paraíba. Nasceu na Fazenda Capoeiras, de seus avós paternos, localizada na região mais castigada pela seca: o Cariri Paraibano. Filha de Reginaldo de Carvalho, ensino médio incompleto, tornou-se agro pecuarista, era poeta e repentista e de Ismênia Braga de Carvalho, professora dos anos iniciais, fundadora de uma escola não oficializada pela Secretaria municipal de Monteiro PB, para alfabetizar os funcionários adultos a noite e filhos desses funcionários da fazenda. Foi nessa escola rural que foi alfabetizada junto com sua irmã mais nova e a partir desse período a escola foi reconhecida pelo poder público municipal.
Terceira filha dos seis filhos do casal, dos quais, 4 mulheres e dois homens. Nessa descrição surgiram recordações muito significativas, referentes a todo o amor, cuidado e rigor que os avós maternos, José Maria Braga Filho e Lucila Rosa de Castro Braga, pernambucanos de Recife, ele Marinheiro, funcionário aposentado do Navio Mercante-Loyde Brasileiro, o que possibilitou conhecer outras culturas e tinha outro olhar ampliado de mundo e a avó Dona de Casa, era que orientava as atividades para casa. Dedicaram as suas vidas aos 6 netos, de sua filha única, onde estabeleceram residência em Monteiro PB e custearam toda educação deles. “o estudo é a grande herança que nós deixaremos para vocês.” Naquela época, não conseguia compreender a profundidade dessa frase, mas me fazia entender que era necessário estudar para “vencer na vida”, como se dizia muito naquele tempo. Nessa época em Monteiro, a escola não era para toda a população e para a mulher, no máximo estudar para ser normalista. Nesses contextos, a contragosto do pai, porém com ajuda dos avós maternos, e de acordo com a sua mãe, a filha mais velha Regimênia Carvalho, fugiu para estudar o ensino superior em Campina Grande. E quando Rosiméria concluiu o ensino Médio, e passou no vestibular, já havia convencido o seu pai, com seu jeito persuasivo e mediador, alegando que sua nota de aprovação no vestibular lhe daria acesso em qualquer curso, no entanto havia escolhido a licenciatura em Educação Física.
Percebia-se nas atitudes do seu pai, Sr. Reginaldo o orgulho das filhas todas já na Universidade e os meninos no ensino médio e nas atividades da fazenda, porém via-se um misto de sentimentos e a divisão deles no seu comportamento de homem criado no patriarcado do Interior Paraibano e o coração de pai abnegado pelos filhos, vendo os sonhos e superação de suas filhas sendo realizados em meio ao preconceito arraigado daquela época e região as suas meninas “estudarem fora”.
Após concluir sua formação superior em educação física, em 1986, casou -se com o maranhense Manoel Carvalho e mudaram-se para São Luís em setembro de 1986. Sua história de vida pessoal e o apoio de sua família, aliada ao conhecimento da área adquirido ao longo de sua trajetória, lhe fortaleceu a cada dia, na crença de que a educação é mola propulsora de transformação das pessoas e da sociedade.
É graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional do Nordeste, URNE- Campina Grande, PB (1986). Especialista em Educação e Políticas Públicas Educacionais – FIP – Patos-Paraíba (2009). Especialista em Avaliação da Performance Humana (1989) ESEF- UPE- Recife. Mestre em Ciências da Educação pela – Universidade Lusófona (2017). Doutora pela Universidade Lusófona – Lisboa Portugal (2023).
Ao longo de sua jornada em terras maranhenses, desde 1986, atuou em São Luís, como profissional de Educação Física em atividades de academias, como professora de ginástica, musculação e avaliadora física. Foi proprietária de Academia de 1990 até 1999. Obteve aprovação em 2 concursos públicos da esfera Estadual há 23 anos. Possui larga experiência na Educação Básica na vivência como docente da Educação Básica de Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Maranhão, da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC-MA. Atuando como professora efetiva de Educação Física, no sistema de ensino regular/parcial, desde 2000.
Nessa trajetória, foram desenvolvidos projetos interdisciplinares nas escolas por onde atuou, vislumbrando apresentar aos alunos e à comunidade escolar, a importância da Educação Física, na promoção de um estilo de vida ativo e buscar a qualidade de vida contemplando os conteúdos de forma inovadora e colaborativa com seus pares e alunos. Essa experiência, possibilitou ouvir depoimentos dos alunos sobre a prática pedagógica que gostariam de vivenciar, assim também oportunizou trocas de práticas exitosas e testemunhos de professores, sobre suas dificuldades e necessidades nas suas ações docentes.
Tais fatos, geraram convites da SEDUC – MA, que lhes oportunizaram, desde 2006, atuar em vários setores dessa instituição, em cargos de gestão, como: Compondo a Coordenação do Currículo da Educação Física, ajustando a Matriz Curricular de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Maranhão. Na Coordenação Estadual do Programa de Prevenções a Drogas nas Escolas, na SEDUC – MA. Como Coordenadora Institucional do Programa de Esporte Educacional – Atleta na Escola e fazendo o acompanhamento de Professores de EF, no Programa de Esporte Educacional Segundo Tempo – PST, do Ministério do Esporte, firmado em Convênio Federal com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão – SEDUC. Em 2016 atuando como Coordenadora estadual do Programa de Protagonismo juvenil, Jovem Parlamentar da Câmara Federal. E em 2018, teve a possibilidade de atuar primeiramente como coordenadora pedagógica, passando a Chefe da Divisão de Educação Física Esporte e Lazer- DEFIDEL, setor da maior escola da rede pública do Maranhão em comunidade escolar – CINTRA Rio Anil, acompanhando 40 professores de Educação Física, sendo: 20 que atuavam no Educação Física Escolar Fundamental e Médio e 20 no Esporte Educacional.
Essas experiências, possibilitaram perceber vários cenários em relação à Educação Física, e essas constatações, trouxeram motivação no sentido de pesquisar os fatores da satisfação profissional docente e a sua influência na qualidade da prática letiva dos professores de EF, dos três modelos de Ensino Médio que tinham na sua matriz curricular a disciplina Educação Física: Ensino Médio Parcial, Ensino Médio em Tempo Integral e Ensino Profissionalizante Integrado ao Médio. O que gerou, ao longo de todo processo do curso do doutoramento, produções em capítulos de livros, artigos, participações em eventos nacionais e internacionais em todo Europa. Fazer parte de Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo), Educação Desportiva Corpo e Ética do CEIED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusofona campos Lisboa, onde essas comunidades se organizam em torno de áreas de especialização e interesses de investigação e podem incluir projetos de I&D em curso e na comunidade NUTEKA da Fundação Hermínio Ometto em Araras – São Paulo. Possibilitaram articulações através de redes de colegas e professores de vários países e Universidades gerando convites em projetos de formação de professores e de qualidade de vida, com carta convite para uma estancia em Universidade de Valencia e Madri na Espanha e Universidade Nova de Lisboa e da própria Universidade lusofona Portugal.
Após a defesa da Tese e o término da licença para afastamento do doutorado, atualmente encontra-se compondo a equipe multidisciplinar na URE- Unidade Regional de Ensino da SEDUC- Secretaria de Estado da Educação como técnica atuando no Projeto Educação para a Saúde, com muito entusiasmo e dedicação. Espera-se que essa exposição, neste memorial, uma síntese da vida pessoal, da carreira acadêmica profissional, advinda do amadurecimento necessário para a consolidação das competências profissionais e a descrição das participações em eventos científicos e atividades listadas no Portfolio abaixo, manifestem o ânimo em atender aos preceitos essenciais de um docente/pesquisador Júnior na Academia Maranhense de Ciência.
LATTES: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=E07E663187543AAF81166585B7B43EB7
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0200-7359
CIENCIA VITAE: https://www.cienciavitae.pt/portal/1513-5F87-6511