Memorial Descritivo

Nasceu em São Luís em 07 de junho de 1956, filha de Hamilton de Moura Ferro Filho e Hilda Goiabeira Ferro. Estudou em Escola Pública Municipal o Ensino Fundamental na Escola “Alberto Pinheiro”, o Ensino Médio fez o Profissionalizante Curso Normal no “Liceu Maranhense”  Formou-se em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar e Docência  em 1994. Especialização em Planejamento Educacional na UNIVERSO, Psicopedagogia na FAMA, Mestrado na UFRJ. Seu primeiro emprego foi  na Escola Infantil TIM-TIM – Colégio D. Pedro II em São Luís como Professora e após 01 ano assumindo a Coordenação Pedagógica no período de 1078 a 1982. Contrato com a SEMED assumiu a Direção Geral da Escola Municipal “Menino Jesus de Praga” período de 1995 a 1996. Em 1994 prestou Concurso Estadual para Secretaria de Educação – SEDUC, tomando posse em 1996 até os dias atuais, Professora na Faculdade Santa Fé no período de 2002 a 2007, Professora na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco no período de 2004 a 2007, Professora da Faculdade do Maranhão de 2005 até os dias atuais, assumindo a Direção Acadêmica  em 2007 até os dias atuais. Membro do grupo de trabalho na elaboração do PPC do curso de Licenciatura em Pedagogia Presencial e a Distância da Faculdade do Maranhão – FACAM, fez parte do grupo de professores que  receberam  comissão do MEC para autorização do referido curso. Representante do segmento Docente do Colegiado Escolar do Centro de Ensino Fernando Perdigão, Representante Docente do Colegiado do Curso de Pedagogia na UNDB,  Presidente do CONSEPE da FACAM. Tem publicado capítulo de Livro “Desafios Educacionais e Tecnologias na Aprendizagem Ativa o artigo “Tecnologias Educacionais como apoio as Metodologias Ativas para alunos do 5º. Ano do Ensino Fundamental: percepção dos docentes da U. I. Gov. José Murad. Artigo publicado em II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação com titulo  “As Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Curso de Pedagogia: relato de experiência na disciplina Educação Indígena em tempo de Pandemia na Faculdade do Maranhão-FACAM”. Presta  Assessoria e Consultoria na preparação de documentação para Registro de Escolas na Educação Básica e Ensino Superior, elaboração de PPC de cursos de graduação, Tecnólogos e Pós Graduação. Oriento monografia, artigo e participo de bancas de defesa de TCC, assim como ministro aulas em pós graduação.  

Chegando a esta etapa da minha carreira, vejo que a evolução na docência, pesquisa e extensão é uma constância pela busca da qualidade, persistência, insistência; ou melhor dizendo, na obstinação pelo desejo de uma educação e um mundo melhor. A universidade foi para mim a chave da porta para um sucesso de projeto de vida profissional. Posso dizer que sou feliz e realizado com o que faço, a educação é minha paixão faço com zelo, responsabilidade, compromisso e acima de tudo com amor. Viemos ao mundo com  uma missão nesta vida, eu acredito que tenho seguido com a minha dentro das possibilidades oferecidas, não me arrependo de nada, absolutamente de nada do que fiz ou deixei de fazer, pois tudo foi feito com amor. 

          Charles Chaplin dizia: 

         “Quando me amei de verdade, compreendi que, em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento preciso. E, então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome… AUTOESTIMA. Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia e meu sofrimento emocional não são, senão, sinais de que estou indo contra minhas próprias verdades. Hoje sei que isso é… AUTENTICIDADE. Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de… AMADURECIMENTO”

Amo meu trabalho por valer a pena cada dia da minha vida profissional, saio triste quando não consigo fazer render meu dia profissional. Não penso em parar minhas atividades profissionais, diminuir sim, para desfrutar um pouco mais da minha vida pessoal com meu marido. Envolver  minha família na minha  profissão me deixa feliz trazendo uma alegria em ver o orgulho deles em fazer parte dessa história. Finalizo com sinceros agradecimentos aos meus pais: Hamilton e Hilda Ferro, meu eterno esposo companheiro de muitas jornadas Ribamar Castro, aos meus queridos filhos George, Glauco e Geofrey Castro, e por fim aos meus queridos e amados netos George Filho, Hanna Behatriz, Guilherme, Victor Hugo e Giulya Castro os quais todos fazem meus dias valer a pena!