Memorial Descritivo

Nasci em 03 de outubro de 1974, filho (a) de Raimundo Aires de Castro e Joselita  Santos de Castro. Foi em São Luís do Maranhão que cresci, constitui família e alcancei minhas  maiores conquistas pessoais, acadêmicas e profissionais. Iniciei minha trajetória como  estudante do CEFET- MA, hoje IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, em 1992, no Curso  Técnico de Eletromecânica e, na condição de estudante preocupado com os direitos e garantias  da classe, em uma chapa com colegas de outros cursos, fui eleito Presidente do Grêmio  Estudantil “Edson Luís” para um mandato de dois anos (1994 – 1995). Concluído o curso técnico, fui aprovado para o Curso de Licenciatura em Habilitações Específicas do Eixo  Tecnológico (Licenciatura em Eletricidade) (1998), curso que não conclui e que já não existe  na Instituição. 

No ano de 1999 entrei para o Curso de Licenciatura em Matemática, na primeira turma  presencial no CEFET-MA. Como estudante do curso, fui um dos fundadores do Centro  Acadêmico da Licenciatura em Matemática e eleito seu Presidente (2000 – 2001). Em 2002  com outros estudantes de graduação, fundamos o Diretório Central do Estudantes do CEFET MA, e fui eleito o seu primeiro Presidente. Conclui o Curso de Licenciatura em Matemática no  fim de 2003, já ministrando aulas em escolas particulares de São Luís – MA. 

No início de 2004 fui selecionado pelo Ministério da Educação do Brasil para compor  a Cooperação Técnico Educacional Brasil/Timor-Leste, um pequeno País do Sudeste da Ásia  colonizado por Portugal. Naquela pequena meia ilha atuei como professor na Universidade  Nacional de Timor-Lorosae (UNTL), no Instituto de Formação Contínua de Professores (IFCP)  de Timor-Leste e na reelaboração dos currículos e construção das sebentas (livros didáticos) da área de matemática. Retornei ao Brasil no fim de 2006 e em janeiro do ano seguinte fui aprovado  em processo seletivo para professor substituto do Departamento de Ciências Exatas do CEFET MA. A experiência no Timor-Leste resultou na publicação do artigo UMA EXPERIÊNCIA EM  EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ORIENTE: Educadores Pensando Matemática no Timor Leste/Missão Brasileira de Cooperação Técnico Educacional MEC/CAPES/TIMOR-LESTE..  LINHAS CRÍTICAS (UNB). , v.11, p.303-316, 2005. 

No ano de 2007 inicie o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do  Maranhão (UFMA) e a Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Integrada com  Educação Básica pelo CEFET-MA, ambos concluídos em 2009. No Mestrado em Educação da  Universidade Federal do Maranhão (2007 – 2009) pesquisei as concepções de Matemática de  professores em formação que me deu a oportunidade de publicar dois capítulos de livros  oriundos de trabalhos desenvolvidos nas disciplinas do curso. O primeiro, intitulado A posição  de Bourdieu Frente aos Erros da Filosofia Escolástica no livro A Filosofia Moderna, publicado  pela Editora da Universidade Federal do Ceará, em 2008. O segundo, Concepções de  Professores em Formação: o currículo da Licenciatura em Matemática em foco no livro  Currículo Escolar – dimensões pedagógicas e políticas, publicado pela Editora da Universidade  Federal do Maranhão, em 2010. A dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em  Educação da UFMA, Mestrado em Educação, originou o livro Concepções de Matemática de  Professores em Formação: outro olhar sobre o fazer matemático, publicado em 2011 pela  Editora da Universidade Federal do Maranhão. 

Em 2008 e 2009, realizei o Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação  Profissional Integrada com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos  – PROEJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O Trabalho  de Conclusão de Curso, intitulado “Braços erguidos ditemos nossa história… educação do campo e etnomatemática”, foi publicado na Revista Margens – Revista Interdisciplinar da  Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Universitário de Abaetetuba, Baixo  Tocantins, Pará, UFPA, em 2013. 

Em 2013 fui aprovado para o Curso de Pós-Graduação em Educação, Educação em  Ciências e Matemática, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. A Pesquisa que  desenvolvi, sob orientação do Prof. Dr. Ademir Donizete Caldeira, intitulada, “Jogos de  Linguagem Matemático da Comunidade Remanescente de Quilombos da Agrovila de Espera,  Alcântara, Maranhão”, teve como objetivo “compreender o que está manifesto nas práticas  matemáticas, decodificando os efeitos de sentidos mobilizados sobre elas pelos membros desta  comunidade”. Durante esse período, publiquei vários artigos em periódicos especializados: O  PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA  DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA, publicado na REVISTA FAED-UNEMAT. , v.23, p.175 – 189, 2016; ETNOMATEMÁTICA: A ARANHA TECE PUXANDO O FIO DA TEIA, A  CIÊNCIA DA “ABEIA”, DA ARANHA EA MINHA MUITA GENTE  DESCONHECE. Publicado na Revista Exitus, da Universidade Federal do Sudoeste do Pará,  v.6, p.188 – 198, 2016; Entrelaçamentos e possibilidades dos jogos de linguagem matemática:  seus usos na comunidade remanescente de Quilombos da Agrovila de Espera, Alcântara – MA. Publicado na Revista Exitus, da Universidade Federal do Sudoeste do Pará, v.7, p.32 – 54,  2017.

Ainda em 2008 prestei concurso público de provas e títulos para o CEFET-MA e  convocado a tomar posse em dezembro de 2008 já agora no Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Maranhão, entrando em exercício em janeiro de 2009 no Campus Santa  Inês. Em 2010 fui removido, via concurso interno de remoção, para o Campus São Luís – Monte  Castelo e lotado no Departamento de Matemática. 

Poucos meses após, assumi a Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática,  ficando até março de 2013, quando tive de me afastar da Instituição para cursar Doutorado em  Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP) concluído no final de 2016. De  volta as minhas atividades no IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, em abril 2017 assumi  a Chefia do Departamento de Matemática, cargo que ocupei até agosto de 2021. Em minha  atuação como docente, desde meu retorno, tenho trabalhado nos cursos de graduação e pós 

graduação e desde 2018 estou como Professor Permanente do Mestrado Profissional em  Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Professor e Coordenador do Curso de  Especialização em Ensino de Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo,  modalidade EaD e presencial. Em 2023 fui eleito um dos representantes docentes no Conselho  Diretor do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo e representante docente no Conselho de  Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMA. 

Atividades de Ensino 

A seguir, apresento as minhas atividades de ensino e orientações, desenvolvidas ao  longo do período de As minhas atividades de ensino, relacionadas ao exercício de magistério: 

Universidade Nacional de Timor – Lorosa’E e Instituto de Formação Continuada de  Professores: 

Iniciei minha vida profissional como professor formador no Programa de formação Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste, onde esteve à disposição do Programa por 21  meses exercendo atividades de ensino e de elaboração de material didático e outros  instrumentos pedagógicos para o curso de Licenciatura em Matemática. 

No IFMA- Campus São Luís Monte Castelo: 

As minhas atividades de ensino, relacionadas ao exercício de magistério na carreira EBTT no  IFMA – Campus São Luís Monte Castelo, iniciaram no período de 2007 a 2024. De 2007 a  2009 atuei como professor substituto no IFMA Campus São Luís Monte Castelo e em janeiro  de 2009 entrei em exercício como professor efetivo do Campus Santa Inês e removido a pedido  para o Campus São Luís Monte Castelo, onde permaneço até a apresente data.

(i) Orientação/ Co-orientação de TCC: Curso de Graduação 

Ao longo da minha carreira docente, orientei diversos estudantes em seus respetivos Trabalhos  de Conclusão de Curso, no entanto para fins de comprovação irei contabilizar 8 orientações,  a saber: 

  1. Danielle Sousa de Jesus. Título: “Modelagem Matemática Enquanto Metodologia de  Ensino: possibilidades e desafios”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em  Matemática) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís  Monte Castelo (Portaria Nº 999, de 28 de fevereiro de 2011). 
  2. Victor Eduardo Gomes Ferreira. Título: “A Etnomatemática Enquanto Metodologia  Facilitadora na Apreensão dos Conceitos Matemáticos”. Trabalho de Conclusão de Curso  (Graduação em Matemática) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo (Portaria Nº 2.991, de 03 de agosto de 2011). 
  3. Ronald Ramos Barroso Carvalho. Título: “Jogos Educativos Matemáticos: uma nova  ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos do 6º ano da U.E.B. Maria Rocha”.  Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Instituto Federal de Ciência e  Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo (Portaria Nº 3.405, de 22 de  agosto de 2011). 
  4. Marcus Vinicius Pestana Santiago. Título: “A Informática na Educação Matemática: fonte  de ensino e aprendizagem”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo  (Portaria Nº 089, de 26 de fevereiro de 2013). 
  5. Ednaldo de Jesus Serejo Pereira. Título: “A Importância do Ensino Aprendizagem da  Matemática no Ensino Médio com Modelagem Matemática”. Trabalho de Conclusão de Curso  (Graduação em Matemática) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo (Portaria Nº 091, de 26 de fevereiro de 2013). 
  6. Nádia dos Santos Silva. Título: “A História da Matemática: ideias, pressupostos e  perspectivas”. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Instituto  Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo (63/2023,  de 03 de fevereiro de 2023). 
  7. Dayla Costa Guedes. Título: “Práticas Pedagógicas dos Egressos do IFMA Campus São  Luís Monte Castelo: percepções acerca do curso de Licenciatura em Matemática”. 2022.  Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Instituto Federal de Ciência e 

Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo (Portaria nº 710, de 26 de  setembro de 2022). 

  1. Danielle Vasconcelos Gomes. Título: A Etnomatemática da construção de embarcações  artesanais em São Luís-MA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em  Matemática) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís  Monte Castelo (Portaria nº 109/2023, de 24 de fevereiro de 2023). 

(ii) Orientação de Dissertações Curso de Mestrado 

  1. Adão José Martins. A matemática e a Música: o ensino e aprendizagem da Matemática no  Ensino Médio Integrado por meio de paródias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso  (Dissertação de Mestrado) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus  São Luís Monte Castelo (Portaria nº 648/2019, de 07 de outubro de 2019). 
  2. Virgínia do Nascimento Barbosa Rocha. Os desafios e as possibilidades da Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina  Centra: Relatos de vivência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação de Mestrado)  – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo  (Portaria nº 551/2021, de 18 de outubro de 2021). 
  3. Aliny Alves Viana. Currículo Integrado e Organização da prática docente: uma análise a  partir do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFMA, Campus Buriticupu. 2023. Trabalho de  Conclusão de Curso (Dissertação de Mestrado) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do  Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo. Certificado. 
  4. Renata Cristina Araújo Borges. A organização do Trabalho Docente: impactos da formação  docente na constituição de saberes para o Ensino da Administração na EPT do IFMA – Campus  Grajaú. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação de Mestrado) – Instituto Federal  de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo (Portaria nº  221/2023, de 11 de setembro de 2023). 

(iii) Autor de livro 

Livro publicado com ISBN: CASTRO, Raimundo Santos de. Concepções de Matemática de  Professores em Formação: outro olhar sobre o fazer matemático. São Luís, EDUFMA, 20011.  ISBN: 978-85-7862- 1759. 

(iv) Autor de capítulo(s) de livro 

  1. CASTRO, R. S; DINIZ, Diana Costa. A Posição de Bourdieur Frente aos Erros da Filosofia 

Escolástica. In: SOUSA, Antônio Paulino de; VASCONCELOS, Gerardo. (Org.). Fortaleza,  Edições UFC, 2008. ISBN: 978-85-7282-314-2. 

  1. CASTRO, R.S.; CUNHA, C. A. Prática Pedagógica, Etnomatemática e Letramento  Matemático: quais relações possíveis? In: SOARES, Waléria de Jesus Barbosa; PEREIRA,  Carlos André Bogéa. (Org.). CAMINHOS PARA MELHORIA DO ENSINO DE  MATEMÁTICA – Reflexões sobre/para a prática docente. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020,  v. 1, p. 164-175. ISBN: 978-85-444-4131-2. 
  2. MARTINS, A. J.; CASTRO, R.S. Música No Processo De Ensino E Aprendizagem Da  Matemática: uma proposta metodológica. In: FERNANDES, Déa Nunes; MARQUES,  Georgiana E. de C.; NOGUEIRA, Naiza M. C.; PEREIRA, Yrla Nívea O. (Org.). Faces da  Pesquisa do IFMA, Campus Sao Luis – Monte Castelo. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2020,  v. 1, p. 255-267. ISBN: 978-65-5016-347-1. 
  3. SOUSA, A. P. B. ; CASTRO, R.S. . Debates em torno da formação inicial de professores:  um mapeamento de pesquisas na área. In: Déa Nunes Fernandes; Naiza Maria Castro  Nogueira;Scheila Regina Gomes Alves Vale;Yrla Nívea Oliveira Magalhães. (Org.). A pós graduação no IFMA Campus São Luís Monte Castelo: caminhos e práticas investigativas.  1ed.Ponta Grossa: Aya, 2022, v. 3, p. 50-61. ISBN: 978-65-5379-123-7. 
  4. GOMES, D. V. ; ARAUJO, F. M. S. ; PEREIRA, J. K. ; CASTRO, R.S. . Práticas  matemáticas do cotidiano: análise etnomatemática da construção de embarcações artesanais  no Estaleiro Escola, em São Luís/MA. In: Alderlan Souza Cabral. (Org.). Desafios da  educação na contemporaneidade. 1ed.Ponta Grossa: Aya, 2022, v. 5, p. 61-72. ISBN: 978-65- 5379-093-3. 
  5. MACIEL, L. B. ; CASTRO, R.S. . A formação de professores de matemática no IFMA,  Campus São Luís? Monte Castelo: rupturas, elos, caminhos e percalços entre os saberes  apreendidos e ensinados. In: Jónata Ferreira De Moura. (Org.). Reflexões e estratégias  sobre/para o ensino e a aprendizagem da matemática escolar. 1ed.Guarujá-SP: Científica  Digital, 2022, v. 1, p. 47-56. DOI: 10.37885/220809819.  
  6. CASTRO, R.S.. A etnomatemática e a formação do educador matemático: contribuições  para as ideias e práticas matemáticas. In: Jónata Ferreira De Moura. (Org.). Reflexões e  estratégias sobre/para o ensino e a aprendizagem da matemática escolar. 1ed.Guarujá-SP:  Científica Digital, 2022, v. 1, p. 57-72. 10.37885/220809833. 
  7. GONCALVES, R. C. A. B. ; CARNEIRO, A. A. V. ; CASTRO, R.S. . A formação 

profissional e tecnológica no Brasil: o que queremos, de onde viemos e para onde vamos. In:  Alcemir Horácio Rosa; Daniel Nascimento e Silva. (Org.). Debates sobre formação de  professores: práticas pedagógicas, saberes, experiências e tendências. 1ed.Guarujá-SP:  Científica Digital, 2022, v. 1, p. 75-86. DOI: 10.37885/220809839. 

(v) Publicação de Artigo em revista indexada 

  1. CASTRO, R.S.. Braços erguidos ditemos nossa história… Educação do Campo e  Etnomatemática. MARGENS (UFPA), v. 7, p. 137-154, 2016. 
  2. CASTRO, R. S.; CALDEIRA, ADEMIR DONIZETI . Entrelaçamentos e possibilidades  dos jogos de linguagem matemáticos: seus usos na comunidade remanescente de  Quilombos da Agrovila de Espera, Alcântara – MA. Revista Exitus, v. 7, p. 32-54, 2017. 
  3. CASTRO, R. S. A pesquisa do tipo etnográfica: uma proposta de abordagem metodológica  de pesquisa em Educação Matemática. Revista Exitus, v. 9, p. 252-279, 2019. 
  4. CASTRO, R. S; CONCEIÇÃO, ANANDA ITSU DE MORAES . Etnomatemática,  Pedagogia Etnomatemática e a Formação de Professores: Tecendo Ideias e Perspectivas.  JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 15, p.  373-377, 2022. 
  5. GOMES, D.V. ; CASTRO, R.S. . Etnomatemática e embarcações artesanais:  conhecimentos tradicionais de mestres artesãos no Estaleiro Escola em São Luís  ?MA/Ethnomatematics and craft vessels: traditional knowledge from master craftsmen at the  Shipyard School in São Luís -MA. Brazilian Journal of Development, v. 8, p. 62376- 62386,  2022. 
  6. GOMES, D. V. ; CASTRO, R.S. . A etnomatemática presente nas práticas de construções  de embarcações artesanais no Centro Vocacional Estaleiro Escola? Maranhão/The ethnomathematics present in the craft construction practices at the vocational center  schoolyard? Maranhão. Brazilian Journal of Development, v. 8, p. 47690-47702, 2022. 

(vi) Apresentação/Publicação de Trabalho de Pesquisa em Eventos Abrangência nacional 

  1. CASTRO, R. S. Conceções de Matemática de Professores em Formação: outro olhar sobre  o fazer matemático. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). In: X Encontro Nacional de  Educação Matemática, 2010, Salvador, BA. Brasil. 
  2. CASTRO, R. S. Evolução Histórica da Matemática Escolar no Brasil: a formação de  professores de matemática em questão. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). In: 

Seminário de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do Instituto Federal do Maranhão  (SEPPIE), 2010, São Luís, MA. Brasil. 

  1. CASTRO, R. S. Análise das Concepções de Matemática e Práticas Docentes.  (Apresentação de Trabalho/Comunicação). In: Seminário de Pesquisa, Pós-graduação,  Inovação e Extensão do Instituto Federal do Maranhão (SEPPIE), 2010, São Luís, MA. Brasil. 
  2. CASTRO, R. S. A Educação matemática e educação: uma análise na perspectiva da  Etnomatemática. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). In: IV Encontro de  Educadores do Maranhão, 2010, São Luís, MA. Brasil. 
  3. CASTRO, R. S. A Etnomatemática das comunidades remanescentes de Quilombos do  Município de Alcântara, estado do Maranhão. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). In:  XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba, PR, Brasil. 
  4. CASTRO, R. S. Terras de Preto: a Etnomatemática das comunidades remanescentes de  Quilombos do Município de Alcântara, estado do Maranhão. (Apresentação de  Trabalho/Comunicação). In: XVII Encontro Brasileiro de Pós-graduação em Educação  Matemática, 2013, Vitória, ES. Brasil. 
  5. CASTRO, R. S. Práticas matemáticas dos sujeitos sociais da comunidade remanescente de  Quilombos do Município de Alcântara, Maranhão. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). In: Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro, 2014, Rio de  Janeiro – RJ. Brasil. 
  6. CASTRO, R. S. A Etnomatemática presente nas práticas de construções de embarcações  artesanais no Centro Vocacional Estaleiro Escola – Maranhão. (Apresentação de  Trabalho/Comunicação). In: VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2021, Brasil. 
  7. CASTRO, R. S. A Etnomatemática presente nas práticas de construções de embarcações  artesanais no Centro Vocacional Estaleiro Escola – Maranhão. (Apresentação de  Trabalho/Comunicação). In: Seminário de Iniciação Cientifica (SEMIC), 2022, Grajau, MA.  Brasil. 

(vii) Liderança de Grupo de Pesquisa 

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMA) formado em  2013, do IFMA, Campus Monte Castelo. Endereço para acessar este espelho:  https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2627641610005624

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT) 

formado em 2018, do IFMA, Campus Monte Castelo. Endereço para acessar este espelho:  https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7307893812658694

(viii) Coordenação de Projeto Interno do IFMA 

Ao longo da minha carreira docente, coordenei diversos projetos de pesquisa, no entanto, para  fins comprovação serão contabilizados 9 Projetos Internos do IFMA, a saber: 

  1. Letramento Matemático e Etnomatemática: potencialidades na prática pedagógica de  professores dos ciclos iniciais. Edital PRPGI Nº 06/2017 – PROGRAMA DE INCENTIVO A PROJETOS DE PESQUISA CIENTIFICA (PIBIC SUP) – Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus São Luís Monte Castelo. 
  2. Fundamentos teóricos e metodológicos para a etnomatemática: transcendência na  construção dos conhecimentos. Edital PRPGI Nº 05/2019 – PROGRAMA DE INCENTIVO  A PROJETOS DE PESQUISA CIENTIFICA (PIBIC SUP) – Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus São Luís Monte Castelo. 
  3. Pedagogia etnomatemática e a formação do futuro educador matemático: um estudo a partir  do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís. Edital PRPGI Nº  04/2020 – PROGRAMA DE INCENTIVO A PROJETOS DE PESQUISA CIENTIFICA  (PIBIC SUP) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus São  Luís Monte Castelo. 
  4. A prática pedagógica do professor que ensina matemática: um estudo a partir dos egressos  do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, entre  os anos de 2014 e 2019. Edital PRPGI Nº 04/2020 – PROGRAMA DE INCENTIVO A  PROJETOS DE PESQUISA CIENTIFICA (PIBIC SUP) – Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus São Luís Monte Castelo. 
  5. A formação de professores de matemática no IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo:  rupturas entre os saberes aprendidos e ensinados. Edital PRPGI Nº 04/2020 

– PROGRAMA DE INCENTIVO A PROJETOS DE PESQUISA CIENTIFICA (PIBIC SUP)  – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus São Luís Monte  Castelo. 

  1. Práticas Matemáticas do Cotidiano: estudo da etnomatemática utilizada por  trabalhadores na construção de embarcações artesanais no Centro Vocacional Estaleiro  Escola, em São Luís – MA. Edital PRPGI Nº 04/2020 – PROGRAMA DE INCENTIVO A 

PROJETOS DE PESQUISA CIENTIFICA (PIBIC SUP) – Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus São Luís Monte Castelo. 

  1. Etnomatemática e Formação de Professores de Matemática: uma análise a partir do Curso  de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo. Edital PRPGI  Nº 25/2021 – PROGRAMA DE INCENTIVO A PROJETOS DE PESQUISA  CIENTIFICA (PIBIC SUP) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do  Maranhão/Campus São Luís Monte Castelo. 
  2. O Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo: um  estudo acerca da prática pedagógica do professor em formação no IFMA, entre os anos de  2014 e 2019. Edital PRPGI Nº 25/2021 – PROGRAMA DE INCENTIVO A PROJETOS DE  PESQUISA CIENTIFICA (PIBIC SUP) – Instituto Federal de Educação, Ciência e  Tecnologia do Maranhão/Campus São Luís Monte Castelo. 
  3. O Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo:  rupturas entre os saberes aprendidos e ensinados na formação inicial de professores. Edital  PRPGI Nº 25/2021 – PROGRAMA DE INCENTIVO A PROJETOS DE PESQUISA  CIENTIFICA (PIBIC SUP) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do  Maranhão/Campus São Luís Monte Castelo. 

(ix) Comissão, Colegiado ou Comitê Permanente 

Colegiado: Atuo como docente e membro do colegiado do curso de Mestrado em Educação  Profissional e Tecnológica, IFMA Campus Monte Castelo. Para fins de comprovação como  membro do Colegiado do Programa de Mestrado, segue a declaração de participação em  colegiado, devidamente assinada pela Coordenadora do Curso. 

Membro do Núcleo Docente Estruturante de Curso de Graduação (NDE): Atuei como membro  do Curso de Licenciatura em Matemática, Campus Monte Castelo. Portaria Nº 1.408, de 13  de março de 2012, que designa servidores para compor o Núcleo Docente Estruturante (NDE)  do Curso de Licenciatura Plena em Matemática do IFMA, Campus São Luís-Monte Castelo; 

Portaria Nº 272, de 02 de maio de 2017, que designa servidores para compor o Núcleo Docente  Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura Plena em Matemática do IFMA, Campus São  Luís-Monte Castelo, sob a presidência do Prof. Dr. Raimundo Santos de Castro; 

Portaria Nº 516/2021, de 05 de outubro de 2021, que designa servidores para compor o Núcleo  Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura Plena em Matemática do IFMA,  Campus São Luís-Monte Castelo a partir de 27/08/2021 até a presente data.

Membro de comissão de elaboração de PPC de Especialização: Atuei como membro da  comissão responsável pela elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós graduação Latu Sensu em Educação Matemática do Campus São Luís Monte Castelo,  conforme portaria de nº 709, de 08 de novembro de 2017. 

Comissão de elaboração de PPC de curso de graduação: Atuei como membro da comissão  responsável pela elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em  Física do Campus Santa Inês 2009, conforme portaria de nº 1.570 de 10 de julho de 2009. 

(x) Exercício de Cargos de Direção e Coordenação 

Na presente seção descrevo os Cargos de Direção, exercidos como servidor público no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, durante a minha  história na Instituição: (I) Em 10 de setembro de 2018 fui designado para compor a  Coordenação do Programa de Pós- Graduação Latu Sensu em Ensino de Matemática – Modalidade a Distância do Campus São Luís/Monte Castelo (Portaria nº 503, de 10/09/2018),  respondendo pelo setor até a presente data (Portaria nº 757/2020, de 29/07/2020). II. Funções  gratificadas e Cargos de Coordenação: a) Cargo de coordenador de curso, assessor de direção  e demais cargos com atribuição de FG-1; b) Cargo de chefe/responsável por laboratório,  assessor de área e demais FG’s. Em 22 de março de 2001 fui designado para desempenhar a  função Coordenador da Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Matemática (FG-3)  (Portaria nº 1.293, de 29/03/2001), onde respondi pelo setor até o dia 04 de março de 2013  (Portaria nº 1.302, de 30/04/2013). Em 15 de maio de 2017 fui designado para desempenhar a  função Chefe do Departamento de Matemática (FG-2) (Portaria nº 2.891, de 15/05/2017),  onde respondi pelo setor até o dia 06 de maio de 2021 (Portaria nº 1.857, 05/05/2021). 

(xi) Atividades de Aperfeiçoamento 

Durante a minha trajetória profissional, vários cursos de curta duração, participações em  congressos, workshops nacionais, entre outras atividades dessa natureza foram e continuam  sendo trabalhadas, pois o aperfeiçoamento é algo imprescindível para a carreira profissional.

2022  Menção honrosa em reconhecimento à contribuição ao desenvolvimento  científico-tecnológico do MA orientador “A ETNOMATEMÁTICA DA  CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES ARTESANAIS NO  ESTALEIRO ESCOLA EM S.LUIS, MA, Fundação de Amparo à 
Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão  (FAPEMA)
2022  2º Lugar geral na categoria Programa Institucional de Bolsa de Iniciação  Científica (PIBIC ES), grande área de conhecimento CIÊNCIAS  HUMANAS, no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA
2021  1º Lugar geral na categoria Programa Institucional de Bolsa de Iniciação  Científica/Ensino Superior (PIBIC/ES), Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)