Zafira da Silva de Almeida, ocupante da Cadeira nº 16 da Academia Maranhense de Ciências, nasceu em Imperatriz no dia 3 de julho de 1967, onde morou até a conclusão do Ensino Fundamental, na Escola Santa Teresinha. Filha de Carlos Lima de Almeida e Maria José da Silva de Almeida, concluiu o Ensino Médio após passar pelas escolas Santa Madalena Sofia em Maceió-AL; Colégio Imperador em Imperatriz- MA e MENG em São Luís-MA. Na busca de realizar seu sonho de infância (ser oceanógrafa), cursou Ciências Biológicas, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 1986 a 1991 e posteriormente, cursou especialização em Ciências do Ambiente, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1993.
Retornou a Imperatriz no início 1991, para assumir disciplinas na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), atuando paralelamente em diferentes escolas da rede privada e pública do Maranhão e do Tocantins. É casada com o engenheiro eletricista Cláudio Leão Torres, com o qual teve dois filhos: Vinícius Almeida Torres e Igor Almeida Torres.
Vive em São Luís desde 1992, atuando na UEMA como Professora das disciplinas Zoologia Geral, Zoologia de Invertebrados, Biologia Aquática e Experimentação em Zoologia. Tornou-se mestra em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Pernambuco em 1996 e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Pará/Museu Emílio Goeldi em 2009, tendo realizado um total de 16 cursos complementares na sua área de atuação, dos quais destaca-se: Extensão universitária em Capacitação Pedagógica aos Docentes do Uniceuma. (Carga horária: 16h); Fortes Assessoria Educacional, FAE, Brasil: Como fazer Objetos de Aprendizagem. (Carga horária: 220h); Rede Internacional Virtual de educação, (RIVED, Brasil); Extensão universitária em Curso Básico de Educação Ambiental a Distância. Universidade de Brasília, UnB, Brasil, (Carga horária: 180h), dentre outros.
Na formação dos alunos de graduação, orientou pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e monografias de especialização, mestrado e doutorado tendo como resultado, a composição de uma equipe de trabalho na área de “Gestão de Recursos Pesqueiros”. Atualmente, Registra em seu currículo, um número de 89 artigos científicos, cerca de 50% em revistas de Qualis A e B publicados em revistas nacionais e internacionais, 55 capítulos de livros, organização de 10 livros, 4 cartilhas, 10 trabalhos completos publicados em anais de congressos, 41 resumos expandidos e 173 resumos simples.
Foi convidada para ministrar em cerca de 40 palestras e 10 cursos em eventos locais, nacionais e internacionais. Participou como coordenadora ou membro colaborador de 26 projetos de pesquisa sênior na sua área de atuação, principalmente nos seguintes temas: “Recursos Pesqueiros”, “Maranhão”, “Alimentação”, “Reprodução”, “Elasmobrânquios” e “Educação Ambiental”, além do envolvimento em projetos de extensão em comunidades de pescadores.
Ao longo de sua carreira docente na UEMA, participou de diversas bancas julgadoras de produção científica entre trabalhos de conclusão de curso (77), mestrado (29) e doutorado (1) e concursos públicos para o magistério superior (20). Contribuiu com a organização de cerca de 20 eventos científicos.
Como pesquisadora, idealizou e lutou pela construção do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática da UEMA (LabPEA), criado em 2008 com o objetivo de estudar os organismos aquáticos, possibilitando mais conhecimento sobre os recurso pesqueiros maranhenses e agregando evidências científicas para assegurar a manutenção das espécies mediante a realização de levantamentos e estudos bioecológicos, os quais são muito importantes para o monitoramento da “saúde” do ambiente e para a determinação de medidas efetivas de gestão de pesca. O Labpea é um importante espaço para formação de pesquisadores, por onde já passaram mais de 200 estudantes de graduação, mestrado ou doutorado, sob sua orientação.
Integrou a comissão de criação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos e Pesca da UEMA, aprovado em 2013, o qual foi coordenadora durante um semestre em 2014.
Atualmente está atuando em três programas de pós-graduação: Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca, Doutorado em Ciência Animal e Bionorte.
Participou ativamente do processo de institucionalização da gestão socioambiental universitária na UEMA por meio da criação da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), onde esteve à frente, como Assessora, no período de 2015-2018. Por meio
da AGA tornou-se possível a potencialização e operacionalização de ações estimulando o desenvolvimento da consciência socioambiental e o espírito crítico dos estudantes, professores e administrativo com ações pautadas na cidadania e na função social. A partir da criação da AGA foram ampliadas as possibilidades de inserção da UEMA, por meio de práticas sociais na agenda da responsabilidade socioambiental e a UEMA tornou-se referência nacional na gestão ambiental, tendo sido premiada pelo Ministério do Meio Ambiente como IES que desenvolve as melhores práticas sustentáveis do País em 2018.
Sempre acreditou que os saberes tradicionais sobre os recursos naturais como base científica é uma boa alternativa e que é por meio do diálogo com a comunidade que se obtém condições de melhor conhecer o objeto, troca de saberes, a fim de contribuir para melhorar a realidade com base em um problema consensual. E neste formato não se está deixando de fazer pesquisa, na realidade isso permite posicionar as pesquisas em um contexto extensionista. Nos estudos de gestão de recursos pesqueiros isso é viável por meio do conhecimento tradicional do pescador, do envolvimento desses atores e das análises laboratoriais é possível ter respostas ecológicas, biológicas e dar alternativas sobre aspectos da gestão visando a sustentabilidade.
Defende e aplica a metodologia de pesquisa – ação como metodologia de extensão também no ensino da graduação, pós-graduação e na gestão ambiental universitária. No Ensino, os alunos levam o conhecimento gerado na academia para as comunidades de pescadores maranhenses visando troca de conhecimentos para melhor entender a sua realidade e encontrar respostas para os problemas locais. Desde 2010 tem contribuído na revisão de revistas institucionais da UEMA a exemplo da Pesquisa em Foco e de revistas locais e regionais como o Boletim do Labohidro.
Durante a sua trajetória acadêmica, recebeu diversas premiações e homenagens dentre as quais pode-se destacar: “Prêmio Gestão Ambiental’’, como Assessora de Gestão Ambiental, em 2019; “Prêmio Fapema Sergio Ferretti’’, orientação de melhor Dissertação na área de Ciências Agrárias, em 2018; “Prêmio Professor Amaro José Theodoro’’, Mérito em Planejamento como “Desenvolvedor Institucional” na Universidade Estadual do Maranhão, em 2018; “Prêmio FAPEMA Maria Aragão’’ como orientadora da melhor dissertação na área de Ciências Agrárias, em 2016; “Prêmio Pesquisadora de Elasmobrânquios no Maranhão pela “International Meeting on Amazonian Sharks and Batoids” em 2019”; “Prêmio Zoé Reconhecimento pela Contribuição à Formação de Biólogos pelo Curso de Ciências Biológicas UEMA”.
Passou a integrar como ‘‘Membro da Academia Maranhense de Ciências’’, em 2008;
Na Iniciação Científica, junto a seus alunos recebeu vários reconhecimentos tais como: “Melhor Orientação’’, Dissertação/ UEMA, em 2019; “Menção Honrosa’’, Universidade Estadual do Maranhão, em 2018; “2º colocação em comunicação oral’’, MACCBio, em 2017; “Prêmio Bolsista Destaque’’, Universidade Estadual do Maranhão, em 2017; ’’Menção Honrosa’’, Universidade Estadual do Maranhão, em 2017; “2º colocação em painéis’’ MACCBio/UEMA, em 2016; “2º colocação’’, IV Semana Acadêmica das Ciências Agrárias/UEMA, em 2015; “Jovem Extensionista’’,Universidade Estadual do Maranhão, em 2015; “1º colocação em painel’’, MACCBio, em 2015; “2º colocação, comunicação oral’’, MACCBio/ UEMA, em 2015; “Bolsista Destaque’’, Iniciação Científica, PIVIC/UEMA, em 2014; “Menção Honrosa’’, SEMIC/UEMA, em 2015; “1º colocação na Forma Comunicação Oral’’, MACCBio/UEMA, em 2014; 2º colocação, na Forma Comunicação Oral’’, MACCBio/UEMA, em 2014; “3º colocação na Forma Comunicação Oral’’, MACCBio/UEMA; “Menção Honrosa’’, SEMIC/UEMA, em 2014; “2º colocação’’, PIVIC/UEMA, em 2014, “1° colocação, PIVIC/UEMA, em 2014; “Menção Honrosa’’, FAPEMA / Ciências Agrárias, UEMA em 2012; “1º colocação’’, BIC/UEMA Ciências Biológicas, em 2012; “1º colocação FAPEMA’’, Ciências Biológicas/ UEMA, em 2012; “1º lugar’’ BIC/UEMA’’ Ciências Biológicas/UEMA, em 2012; “Menção Honrosa FAPEMA’’, Ciências Agrárias / UEMA em 2012; “Menção Honrosa’’, Universidade Estadual do Maranhão em 2012; “1º colocação’’ , SEMIC/ UEMA, em 2012; “Menção Honrosa na forma de comunicação oral’’ SEMIC, PIBIC/CNPq, em 2011; “Primeira colocação na forma de comunicação oral’’, SEMIC, BIC/UEMA em 2011; “Menção Honrosa na forma de comunicação oral’’, SEMIC, BIC/UEMA em 2010; “Menção Honrosa’’, SEMIC, PIBIC/CNPq em 2010; “Menção Honrosa’’,Iniciação Científica/FAPEMA, BIC/UEMA, em 2010;“Menção Honrosa’’ Iniciação Científica/CNPq, BIC/UEMA, em 2010; “Menção Honrosa’’, Iniciação Científica, CEUMA, em 2010; “Menção honrosa’’, BIC/UEMA em 2006; “Menção Honrosa”, Iniciação Cientifica/UEMA, em 2006; “Honra ao Mérito”, Iniciação Cientifica/UEMA, em 2004;‘‘Primeira colocação em painéis de Iniciação Cientifica’’, CNPq/UEMA, em 2002; “Honra ao Mérito”, Iniciação Cientifica’’,CNPq/UEMA, em 2002; ‘‘Primeira Colocação em Painéis’’/ Iniciação Cientifica, CNPq/UEMA, em 1999; “Honra ao Mérito”/ Iniciação Cientifica CNPq/UEMA, em 1999.
Contribuiu como Presidente da comissão de criação do Curso de Especialização em Educação Ambiental, em 2000, do qual coordenou três turmas consecutivas por meio desse curso, foi possível o pioneirismo da Pós-Graduação em Educação Ambiental no Norte/Nordeste do País, oportunizando a inserção de mais de 900 educadores ambientais (200 presenciais e 700 a distância) no mercado de trabalho maranhense, com a missão de disseminar os conhecimentos em diálogo com a sociedade, objetivando a formação de cidadãos conscientes voltados para práticas de redução dos problemas socioambientais que afetam o planeta. Presidiu a comissão de criação do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, criado em 2001, no qual foi Diretora por duas gestões 2002-2003 e 2009-2010. Um curso de sucesso pela evolução ao longo de seus 15 anos de história, consolidando-se como referência nacional, evidenciada por meio dos conceitos, selos e estrelas obtidas – Classificado como 5 estrelas no Guia do Estudante, Conceito 4 pelo CEE e ENADE além de receber pela terceira vez consecutiva (2017-2019) o Selo de qualidade do CFBIO.
Foi Chefe da Divisão de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa da PPGE/UEMA, no período de 1999 a 2001. Tem contribuído como membro de Comitê Científico desde 1999 a 2018 integrou o Comitê de Pós-Graduação/UEMA e no Comitê
Assessor Técnico/Científico da FAPEMA contribuiu até 2020.
A patronesse de sua Cadeira é Rosa Mochel Martins.