MEMBRO EFETIVO/FUNDADOR
Valério Monteiro Neto, ocupante da Cadeira nº 20 da Academia Maranhense de Ciências, nasceu no dia 21 de setembro de 1964, sendo o segundo dos quatro filhos de Valério Monteiro Júnior e Ivanilde Gomes Monteiro. É casado com Cinara Regina Aragão Vieira Monteiro e pai de Gustavo, Rodrigo e Giovanna.
Realizou todo o curso Primário (ensino fundamental) e científico (ensino médio), no Colégio “Maristas”. Em março de 1983, ingressou no curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde concluiu a sua graduação como Farmacêutico em agosto de 1986 defendendo a sua monografia de conclusão de curso intitulada “Contribuição ao Estudo das Diarreias Infantis em São Luís – Maranhão”. Concluiu a sua habilitação em Farmácia-Bioquímica em outubro de 1988. Nesta época, colaborou com a montagem do Setor de Microbiologia, do Laboratório de Análises Clínicas, do Hospital dos Servidores do Estado do Maranhão – IPEM (hoje Hospital Carlos Macieira).
Desde o 4º período do curso de Farmácia (1984) até a sua conclusão, atuou como Monitor da disciplina de Microbiologia. Foi por conta da sua participação na Monitoria e por influência de dois docentes da UFMA (Lea Fiquene e Stelito Assis dos Reis Filho) que emergiu a sua paixão pela Microbiologia.
Entre fevereiro de 1990 e julho de 1991, realizou a Especialização em Imunologia na Universidade Federal do Maranhão, defendendo o trabalho intitulado “Inibição da Adesão de Bactérias Enteropatogênicas em Células Eucarióticas pelo Colostro e Leite Humano”. Em seguida, colaborou com a estruturação do Setor de Microbiologia do Laboratório Central do Estado (LACEN), o qual funcionou como Laboratório de Referência Estadual para o diagnóstico laboratorial da Cólera, durante a pandemia da doença nesse período.
Ainda em 1991, foi aprovado em primeiro lugar em Processo Seletivo para Professor Substituto para a disciplina de Microbiologia do Departamento de Patologia. Em junho de 1992, foi aprovado em 1º. lugar em Concurso Público para a mesma disciplina, passando a integrar o corpo docente efetivo da UFMA.
Em março de 1995, ingressou no Mestrado em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Contudo, antes de defender a dissertação de Mestrado, em 1997, foi convidado pelo seu orientador para mudar de nível para o Doutorado direto, considerando que o estudo inicial já havia gerado uma publicação em um periódico europeu e que havia a perspectiva de gerar outras produções. Viajou, então, para a cidade de Puebla, no México, ainda em 1997, para conduzir uma parte experimental do seu projeto no Laboratório de Patogenicidad Microbiana da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, onde permaneceu por 4 meses.
Em março de 2000, concluiu o seu Doutorado com a defesa da Tese intitulada “Caracterização Fenotípica e Molecular da Virulência de Amostras de Escherichia coli O111:H12”, tendo recebido o título de Doutor em Ciências, na área da Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro.
Em junho de 2000, retornou a São Luís e retomou as atividades docentes na UFMA na disciplina de Microbiologia, inclusive com vinculação ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. De 2005 a 2006, realizou Estágio Pós-Doutoral no Health Sciences Center, University of Arizona (EUA), colaborando em projeto de pesquisa, apoiado pelo National Institute of Health, sobre Escherichia coli enterohemorrágica O157:H7.
Ao retornar dos EUA, assumiu a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA), onde permaneceu no cargo até 2019. Nesse ínterim, implementou toda uma cultura de apoio às atividades de pesquisa e de seleção de pesquisadores que resultaram na aprovação de diversos cursos stricto sensu (Mestrado: Biologia Parasitária, Gestão de Serviços e Programas de Saúde, Meio Ambiente e Odontologia, este último também em nível de Doutorado) e inserção da Instituição em dois Doutorados de redes de pesquisas regionais (BIONORTE e REAMEC).
Os frutos do seu esforço e da sua equipe possibilitaram o credenciamento e recredenciamento da Instituição para o atual status de Universidade. Na referida instituição, exerceu também os cargos de Coordenador do Mestrado em Biologia Parasitária e Coordenador do Curso de Farmácia, além de ser docente da disciplina de Microbiologia dos diferentes cursos de graduação na área da saúde.
Foi bolsista de produtividade em pesquisa da FAPEMA (de 2012 a 2019) e atualmente é pesquisador do CNPq nível 2. Em março de 2020, assumiu a Chefia do Departamento de Patologia da UFMA, onde permanece até a data de hoje (agosto de 2021), como Professor Associado IV, agora em regime dedicação exclusiva. Graças aos seus estudos na área da Microbiologia e Imunologia, nas linhas de 1) Mecanismos de patogenicidade microbiana e interação patógeno-hospedeiro, 2) Bioprospecção e desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos e da 3) Microbiologia oral, tem contribuído com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Maranhão, bem como com a formação de recursos humanos qualificados nos programas de pós-graduação em que participou e participa.
Neste contexto, foi autor ou coautor de mais de 60 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, dois capítulos de livros e de um livro. Já atuou como revisor de mais de 25 periódicos nacionais e internacionais e como editor de uma revista internacional. Orientou ou coorientou em diferentes níveis, incluindo: 27 mestres, 7 doutores, 3 especialistas, bem como 19 alunos de iniciação científica e 8 TCC de graduação. Colaborou em 3 pedidos de patentes, dos quais um já foi concedido.
Recebeu diferentes homenagens e prêmios, destacando-se os seguintes: 1º. lugar por trabalho apresentado sobre a Escherichia coli O157H7 em evento científico realizado na Alemanha, em 2007; Melhor trabalho apresentado no V Simpósio de Microbiologia Aplicada, UNESP, em 2011; selecionado como Pesquisador Sênior na área de Ciências Biológicas, no prêmio FAPEMA, em 2013; Menção honrosa por trabalho em evento científico organizado pela Brazilian Society of Pharmacology and Experimental Therapeutics.
Em 2015, recebeu Menção Honrosa na Categoria Dissertação de Mestrado, área de Ciências Biológicas, como orientador, no Prêmio FAPEMA, em 2016 ; Comenda do Mérito Farmacêutico, pelos relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica e à Farmácia Brasileira, concedido pelo Conselho Federal de Farmácia, em 2016; 1º. Lugar na Categoria Dissertação de Mestrado e Menção Honrosa na Categoria Tese de Doutorado, ambos na área de Ciências Biológicas, como Orientador, no Prêmio FAPEMA, em 2019; Menção honrosa na categoria Pesquisador Sênior, no prêmio FAPEMA, em 2020.
Em 17 de junho de 2009, tomou posse, na condição de Membro Fundador, na Academia Maranhense de Ciências (AMC), cuja solenidade ocorreu na sede da Academia Maranhense de Letras.
Patrono: Dr. Luiz Rachid Trabulsi.