Roberto de Pádua Carvalho Reis, nascido na cidade de São Luís do Maranhão em 11 de março de 1989 é um professor e cientista, polímata e multidisciplinar, das áreas da Administração, Ciências da Computação e da Música.

Desde pequeno, mais precisamente aos três anos de idade, começou a se interessar por eletrônica e robótica, questionando os adultos a sua volta sobre como os aparelhos funcionavam e indagando sobre tópicos especiais, como aprendizagem das máquinas. Aprendeu a ler muito cedo, entre os quatro e cinco anos de idade. Durante a primeira infância demonstrou habilidades para a arte de desenhar e para a música. Durante o ensino fundamental, ganhou destaque no colégio em que estudou demonstrando muita habilidade para explicar temas científicos da biologia, botânica e anatomia humana nas feiras de ciências, e no seu ensino médio se destacou no estudo e pesquisa da Física, desenvolvendo trabalhos sobre gravidade e propulsão de motores.

Aos 18 anos entrou para a extinta Escola Municipal de Música de São Luís (EMMUS) para estudar música clássica e erudita com ênfase em violino no mês de abril de 2007. No mesmo ano, foi admitido na Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM), onde estudou e se formou em Música Popular com especialidade em Contrabaixo Elétrico no eixo tecnológico de Produção Musical e Design.

Iniciou sua carreira docente aos 19 anos, sendo professor de música em escolas da rede particular de São Luís, ministrando aulas da disciplina de música para o ensino infantil, fundamental e médio.

Entrou para a faculdade aos 18 anos, e foi monitor das disciplinas de Gestão da Qualidade Total, Gerenciamento de Projetos, Linguagem de Programação de Computadores e Engenharia de Software. Se graduou pela primeira vez em 2010, aos 21 anos, em bacharelado em Administração com Habilitação em Análise de Sistemas.

Atuou em diversas empresas públicas e privadas dos ramos de: Gestão de Projetos, Logística e Transportes, Comercial, Petróleo e Gás, e em organizações não governamentais.

Se graduou no Mestrado em Direção Estratégica com ênfase em Gerência de Marketing com dupla titulação (EUA e Espanha). Em seu programa de mestrado, explorou o estudo da Neurociência atrelada a processos de aprendizagem, processos de memória e processo de decisão de compra através do viés musical e sua relação com o cognitivo humano, comprovando cientificamente suas hipóteses.

Até o ano de 2021 concluiu 16 pós-graduações nas áreas de: Gestão de Pessoas; Empreendedorismo e Finanças; Logística e Operações; Gestão da Qualidade; Gestão de Projetos; Algoritmos e Estruturas de dados; Arquitetura de Sistemas da Informação; Engenharia de Controle e Automação Industrial; Segurança da Informação; Governança de TI; Engenharia de Software; Gestão de Riscos e Cibersegurança; Neuro psicopedagogia; Ludicidade e Educação; Arranjo Musical; Educação Musical.

Na área da pesquisa científica é reconhecido por sua expertise nas áreas da Administração Financeira e Contabilista, Empreendedorismo e Inovação, Logística, Gestão da Qualidade, Lean Six Sigma, Administração da Produção e Lean Manufacturing.

No que tange as ciências da computação, é reconhecido por seus conhecimentos em Segurança da Informação e Hacking Ético, Engenharia de Software, Governança de TI, Robótica Educacional e Linguagens de Programação. No exercício profissional da música, obteve destaque pelas suas habilidades em mais de um

instrumento, como o contrabaixo elétrico e o violino, sendo reconhecido como um professor portador de uma metodologia de ensino baseada em neuro psicopedagogia para o ensino de música para crianças, dominando amplamente a teoria musical e a prática instrumental, sendo pesquisador da música etnográfica com ênfase na música maranhense.

Se graduou em Licenciatura plena em Música pela Universidade Estadual do Maranhão em 2021, tendo sido monitor das disciplinas instrumentais. Abordou em seu trabalho de finalização de curso as toadas de Bumba-Meu-Boi da música maranhense, resultando em um dos melhores trabalhos apresentados naquele curso.

Estuda Big Data, Ciência de Dados e Inteligência artificial, com previsão de se graduar novamente em 2023 no curso superior de BIG DATA e Inteligência Analítica.

É professor de carreira no ensino superior desde o ano de 2013, criador de metodologias ativas empregando métodos e técnicas de ludicidade, robótica educacional e neuropsicopedagogia através de um viés científico com o objetivo de proporcionar um aprendizado mais eficaz. Atua em todas as dimensões do ensino superior vigentes no Brasil, sendo professor com experiência comprovada nas modalidades Presenciais, Semipresenciais, EaD integral e como professor conteudista produtor de materiais pedagógicos e instrucionais.

Possui aperfeiçoamentos profissionais nas áreas de: Docência do Ensino Superior, Docência em Educação à Distância, Engenharia Avançada de Sistemas; Psicologia e Saúde Mental; Segurança da Informação e do Conhecimento; Gestão de Sistemas Computacionais; Gestão em Sistemas de Informação. Está concluindo aperfeiçoamento profissional na metodologia Lean Six Sigma em Master Black Belt.

Atua como docente nos cursos de Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Direito, Nutrição, Contabilidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Marketing e em cursos de pós-graduação para as áreas de gestão, negócios e áreas da saúde.

É estudante e praticante de Karatê-Do do estilo Shotokan, onde foi reconhecido pelo seu grau de conhecimento sobre o estilo e sua filosofia.

Desenvolve trabalhos de orientação vocacional e emocional para todos os públicos através dos preceitos da psicologia e da saúde mental.

Atualmente é Professor Titular da Faculdade Santa Terezinha (CEST), Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), e Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET).

Anteriormente Professor da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB); Instituto Superior de Administração e Negócios (ISAN FGV); Faculdade do Maranhão (FACAM), Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), Universidade Ceuma (UNICEUMA Ead) e Laboro Pós-graduação.

Entrou para a Academia Maranhense de Ciências, aos 32 anos de idade em 2021, sendo o primeiro ocupante da cadeira número 40, cujo patrono é o músico maranhense João Batista do Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *