Raimundo Nonato Pinheiro Pires, ocupante da Cadeira nº39 da Academia Maranhense de Ciências, é natural do município de Anajatuba (MA), filho de Donato Felipe Pires e Guilhermina Neves Pinheiro Pires. Possui graduação em Direito pela Universidade Ceuma; Letras pela Universidade Federal do Maranhão; Formação para o Magistério Superior pela Universidade Estadual do Maranhão; Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul e Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestrado em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa (Porto / Portugal), e Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da Educação Básica pelo Instituto Politécnico da Guarda (Guarda/ Portugal).

Atualmente, é Advogado e professor da Rede Pública de Ensino da Secretaria Estadual e Municipal de Educação, tem publicação na Revista Cientifica da Fundação Sousândrade / UFMA; Membro efetivo – do grupo de estudo em Tradução Literária – VERSA vinculado ao PGLetras e também membro efetivo do grupo de estudo e Pesquisas em ensino da Leitura, escrita e Formação de Docentes vinculado ao PPGEEB / UFMA.

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portguesa, Línguística e Língua Espanhola, Educação com ênfase em Programa de Formação de Professores, Psicopedagogia com ênfase em Distúrbios de Aprendizagens, Direito com ênfase em Direito Penal, Civil, Processual Penal e Civil, Direito de Família e Consumidor. Além dessas, outras formações, se incluem: especializações em Letras, Educação, Direito e Psicopedagogia.

Entre suas principais atuações como profissional e membro de entidades de pesquisas, destacam-se: Advocacia nas searas penal e cível, e educador; membro efetivo do grupo de estudo em Tradução Literária – VERSA vinculado ao PGLetras e também membro efetivo do grupo de estudo e Pesquisas em ensino da Leitura, escrita e Formação de Docentes vinculado ao PPGEEB / UFMA e Servidor Público Estadual, e Municipal, cargo exercido como professor da Secretaria Estadual e Municipal de Educação do Maranhão, instituição em que ocupa, no momento, o cargo de Educador.

No plano maranhense, o Mestre Raimundo Nonato Pinheiro Pires figura como um cidadão com bastante experiência tanto na seara educacional quanto jurídica.

Como cientista, desenvolve em seu grupo de estudo várias linhas de pesquisa na área de sua especialização, entre elas: o estudo da tradução de obras literárias de autores maranhenses e brasileiros, e a formação de professores da educação básica. Além

dessas áreas, teve participação direta em vários trabalhos de pesquisa juntamente com outros colegas.

O patrono de sua Cadeira é Joaquim Gomes Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *