Natalino Salgado Filho, ocupante da Cadeira nº12 da Academia Maranhense de Ciências, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão,1973; Mestrado em Medicina na área de concentração, Nefrologia, pela Universidade Federal de São Paulo, 1987 e Doutorado em Medicina, também na área, Nefrologia, pela Universidade Federal de São Paulo, 1994. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Revista Cientifica do Hospital Universitário do Maranhão HU/UFMA; Membro efetivo Kidney International Society, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, 2006 – 2007; membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Medicina e Jornal Brasileiro de Nefrologia.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, diabetes, nefropatia, paciente renal e leishmaniose visceral americana. Além dessas, outras formações, se incluem: especializações em Imunologia, Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares, Didática de Nível Superior e Clínica Médica.

Entre suas principais atuações como profissional e membro de entidades de classe, destacam-se: Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (gestão 2007-2008); membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Medicina e Servidor Público Federal, cargo exercido como professor da Universidade Federal do Maranhão, instituição em que ocupa, no momento, o cargo de Reitor.

No plano maranhense, Dr. Natalino figura como fundador da Sociedade Maranhense de Nefrologia, no ano de 1988, tendo sido seu primeiro presidente. Foi o responsável pela criação da residência médica em nefrologia em nosso Estado.

Na qualidade de profissional médico, no campo da Nefrologia, foi o responsável pela introdução do serviço de hemodiálise no Maranhão, tendo sido quem realizou a primeira sessão desta prática médica no Estado, no ano de 1978. Posteriormente, realizou com outros profissionais, o primeiro transplante renal no Maranhão. Resultado de um extenso trabalho começado ainda em 1999, quando da implantação da Central de captação e Transplante de Órgãos.

Durante vários mandados consecutivos, no período compreendido entre 1997 e 2007 foi diretor geral do Hospital Universitário Presidente Dutra, da UFMA, período em que a instituição alcançou renome nacional e tornou-se centro de referência em várias especialidades médicas, com destaque para a Nefrologia e Cardiologia.

Como cientista, desenvolveu várias linhas de pesquisa na área de sua especialização, entre elas: o estudo da prevalência e incidência de doenças renais e a identificação dos fatores determinantes para a morbidade e mortalidade em pessoas acometidas por estas doenças. Além dessa área, explorou o desenvolvimento de protocolos pré-clínicos, clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e modelos experimentais (animais, células, produtos naturais) ou não, para aplicabilidade na saúde humana.

Dezenas de trabalhos nessa área de pesquisa tiveram sua participação direta, juntamente com outros colegas. Dessa atividade incessante, resultaram inúmeros prêmios e titulos que lhe foram conferidos ao longo de sua prolífica carreira, destaque para as que seguem: em 1997 foi Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFMA.

Em 2001, recebeu o Título de “Cidadão Ludovicense”, Câmara Municipal de São Luís, foi reconhecido pela sua inteligência, capacidade de trabalho e incentivo para a publicação da Revista, IHGM, recebeu Homenagem pelo reconhecimento, exemplo de dedicação, competência e solidariedade, em prol da reestruturação, modernização e humanização do HU/UFMA; “Humanização do HU/UFMA”; “Honra ao Mérito do Rotary Club de São Luís” pelos relevantes serviços prestados à comunidade, Rotary Club de São Luís; Medalha “Dr. Jairo Ramos”, Sociedade Médica do Maranhão; Prêmio Qualidade Hospitalar segundo “Pesquisa de Satisfação dos Usuários”, Secretaria de Assistência à Saúde Ministério da Saúde. Prêmio “João Yunes” pela implementação de políticas de promoção e proteção à recuperação da criança brasileira, na Maternidade da Unidade Materno Infantil – HU/UFMA, Ministério da Saúde – DF, 2002; prêmio “David Capistrano”, HumanizaSUS, Ministério da Saúde, Prêmio Nacional Professor “Fernando Figueira”, Ministério da Saúde e Homenagem Especial da I Jornada Maranhense de Nutrição, DND – HU/UFMA, 2004; homenagem especial da Turma de Farmácia, UFMA (2003); medalha “Alferes Moraes Santos”, Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, 2006; paraninfo da 72ª turma de Medicina, UFMA e Medalha “Simão Estácio da Silveira”, Câmara Municipal de São Luís em 2006.

No ano de 2007, foi condecorado com a “Honra ao Mérito Cientifico” pela iniciativa da Fundação da Pós-Graduação Lato sensu, Residência Médica no Hospital, Humanizada com Incorporação Tecnológica e Produção Cientifica, compôs a Comissão do Jubileu de Ouro do Curso de Medicina da UFMA, recebeu “Honra ao Mérito Cientifico”, pela iniciativa do Modelo de Gestão, Ação Participativa, Humanizada com Incorporação Tecnológica e Produção Cientifica; foi Coordenador do Curso de Medicina e recebeu Diploma de “Honra ao Mérito Cientifico”, pelo Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão.

Somado as estes títulos, recebeu também: “Honra ao Mérito” da Sociedade Brasileira de Cardiologia-MA; Sociedade Brasileira de cardiologia (2008) e ‘‘V Prêmio ABC de Publicação Cientifica’’, Sociedade Brasileira de Cardiologia (2009). Foi indicado para receber a maior honraria dada pela Assembleia Legislativa Estadual do Maranhão, a medalha “Manuel Beckman’’.

Foi Reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2014. Foi eleito Reitor da UFMA para o quadriênio de 2019-2023

O patrono de sua Cadeira é Benedito de Clementino de Siqueira Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *