Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento é Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), formada em Medicina em 1977 pela UFMA, completou dois anos de residência médica em Oncologia Clínica 1980 no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Cursou Mestrado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e concluiu em 1986.

Em 22 de janeiro de 1988, foi admitida em cargo efetivo de professor junto à disciplina de Microbiologia e Imunologia pelo Departamento de Patologia da UFMA. Defendeu Doutorado em Medicina, área de Doenças Infecciosas e Parasitárias em 1996 pela Universidade Federal de São Paulo; Pós-Doutorado em Oncologia pelo Programa de Pós-Graduação em Oncologia no INCA.

Destaca-se o papel relevante da docente na área de atuação acadêmica. A partir do vislumbre quanto às importantes mudanças oriundas da globalização e dos avanços, participou na interação do ensino da graduação e pós-graduação acerca da Imunologia, nas doenças infecciosas e parasitárias, predominantemente às doenças endêmicas e as micoses; além de outras como a disciplina de oncologia no curso de Medicina, participação significativa na introdução de novos paradigmas educacionais na UFMA, em especial na criação do Ambulatório e Laboratório de Imunologia Aplicada criado desde 1997, vinculado ao Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada (NIBA)/UFMA.

Em 1998, com apoio do Departamento de Patologia e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa/UFMA, obteve do Ministério da Educação (MEC)/CAPES a aprovação do primeiro curso de especialização em Micologia, financiado com dez Bolsas. Coordenou, simultaneamente, mais um curso de especialização em Imunologia, prática registrada e reconhecida há quase duas décadas pelo PPPGI/DEPAT/UFMA no Estado do Maranhão. Participou de Programas Interinstitucionais como PIBIC do CNPq e BIC/FAPEMA. De 2005 a 2014, participei da equipe de reformulação e reestruturação do curso de medicina da UFMA. Prestou incentivo aos alunos da Graduação na área de saúde para participação no Programa Ciência Sem Fronteiras, que permite a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, o qual recebeu fomento pelo CNPq e CAPES. Os resultados alcançados na atuação acadêmica compreendem o ensino da graduação e pós-graduação em Medicina.

Quanto aos projetos de extensão, desde 1997, foi reconhecido o Ambulatório e Laboratório de Imunologia Básica e Aplicada da UFMA, pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFMA), projeto pioneiro desenvolvido no Campus Universitário do Bacanga / UFMA com atendimento assistencial à comunidade do entorno do Campus. Contribuiu para as bases da extensão na Cidade Universitária. Historicamente, desde a sua inserção na UFMA, instituiu programas educacionais com suporte científico em diferentes disciplinas, tais como a microbiologia, imunologia e oncologia, trabalhou pela introdução e disseminação da interação da extensão, demonstrando interface com a pesquisa.

O mesmo foi vinculado ao SIGPROJ/MEC e atualmente PROEC/UFMA. Como coordenadora do NIBA, contando com o apoio de vários docentes do DEPAT e de outros departamentos da Medicina/UFMA, inaugurou em 1997 o Anexo do NIBA, que faz a interface Pesquisa/Extensão. Consolidou o Programa de Práticas de Integralidade em Saúde (PROPIS/PROEX/UFMA), voltado à pesquisa, desenvolvimento e educação nessa área. Foi responsável pela introdução deste programa e continua a catalisar o desenvolvimento da UFMA, induzindo o movimento pela introdução da informatização, para auxiliar na formação dos alunos, facilitar as tarefas dos docentes e melhorar o atendimento dos pacientes do entorno Itaqui/Bacanga no ambulatório da UFMA.

Desse modo, liderou a criação de um acervo de assistência à saúde, relevante na formação de alunos de graduação e da pós-graduação, profissionais em serviço e informação do público leigo. Desenvolveu produção científica, com impactos e desdobramentos da atuação acadêmica no magistério superior através da participação na formação e consolidação de grupos de pesquisa, na formação de discentes em nível de graduação, mestrado e doutorado. Fez carreira universitária na área de Medicina/Oncologia e Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando em pesquisa e docência.

Além de aulas, palestras e conferências ministradas a convite e de artigos documentados em periódicos indexados de alto, publicou artigos científicos, trabalhos em anais de eventos e livros entre os quais um livro sobre a História da Medicina no Maranhão. Atualmente, na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto (PPGSAD) da UFMA, tem dispensado esforços para alcançar a melhoria da avaliação junto à CAPES com a finalidade de atingir o nível de Doutorado no referido Programa.

Atuou como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA) e participa como docente permanente fundadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (RENORBIO) – Ponto Focal Maranhão. Em sendo assim, formou doutores, mestres, especialistas (Lato sensu), inclusive orientou trabalhos de conclusão de cursos de graduação, iniciações científicas e extensão em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Oncologia. Orientou, ainda, alunos da graduação junto ao Programa Jovens Talentos para a Ciência. Atualmente, orienta tese de doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia e dissertações de mestrado pelo PPGSAD/UFMA. Publicou artigos científicos em revistas científicas de alto impacto. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. A respeito de Projetos Financiados em Apoio à Pesquisa, contou com apoio de órgãos de fomento ao longo de sua trajetória para a implantação da Pesquisa em Doenças Endêmicas, DSTs/HPV, Câncer, além de outras. Recebeu apoio à eventos científicos pela FAPEMA, tais como o XVII Congresso Brasileiro de História da Medicina em São Luís do Maranhão em 2012 e o III Workshop de doenças crônicas e negligenciadas do PPGSAD em 2019.

Criou a disciplina eletiva de Oncologia no Curso de Medicina, a qual vem funcionando com êxito desde 2004. Além disso, participou da captação de recursos por meio de agências de fomento científico, agências governamentais, convênios e parcerias junto ao CNPq, CAPES e FAPEMA, resultando em melhoria dos indicadores da UFMA. Ações de liderança acadêmica deram impacto na área de atuação, Instituição, orientandos e Grupos de Pesquisa/CNPq. Participou de assessorias, consultorias em órgão de fomento á pesquisa, ao ensino, e á extensão. Foi consultora e parecerista ad hoc no Ministério da Saúde, no PPSUS/CNPq/DECIT, FAPEMIG, FAPEG e FAPEMA.

Quanto ao desempenho acadêmico na Educação Superior, destacou-se com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, abrindo caminhos para o desenvolvimento de linhas de pesquisa de relevância para o manejo da pesquisa nas endemias parasitárias e no câncer, que permitiram orientar trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e tese de doutorado.

Em consequência, enquanto mantinha as atividades didáticas e clínicas, passou a assumir crescentes responsabilidades em funções administrativas frente à graduação, especialização, mestrados acadêmicos, culminando com a coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde do Adulto. Entre outras atividades desenvolvidas, destacam-se atividades editoriais e arbitragem de produção intelectual, além da participação nas bancas de concurso para a carreira de magistério público e participação em palestras, conferências e cursos em eventos acadêmicos regionais e nacionais. Toda esta trajetória de desenvolvimento da carreira de professor e de pesquisador interferiu na formação moral e intelectual, ponto necessário para a sensibilidade das atividades didáticas, permitindo ampliar ações voltadas para a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.

Ocupa cadeira nº 31 patronada pelo Salomão Mettre Fiquene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *