Maria Ângela Simões Hadade, ocupante da Cadeira nº 7 da Academia Maranhense de Ciências, é filha de Ruth Simões Hadade (formada em Letras Clássicas) e Antonio Hadade (médico), nasceu em Salvador, Bahia, mas vive em São Luís, Maranhão, desde a sua infância, onde saiu em algumas ocasiões por motivo de estudo, dentro e fora do Brasil (São Paulo, EUA, Japão). Começou a trabalhar aos 10 anos de idade, com reforço escolar infantil, e aos 14 anos como professora, intérprete e tradutora de inglês.

Fez tradução simultânea para os textos do livro UFO Danger Zone de Bob Pratt. Também aos 14 anos escreveu o seu primeiro poema premiado, Prisão, e desde então não mais parou. É engenheira civil, graduada pela Federação das Escolas Superiores do Maranhão, atual Universidade Estadual do Maranhão, contudo, com formação também pelo Instituto Tecnológico da Georgia (Georgia Institute of Technology).

É empresária, professora universitária do Departamento de Engenharia Civil (UEMA) e pesquisadora (UFSCAR). Autora de alguns livros técnicos (Fundamentos de Mecânica das Estruturas – Editora UEM; Comportamento de ligações viga-pilar típicas com continuidade de armadura negativa em estruturas pré-fabricadas – Tese de doutorado – UFSCAR; Comportamento de vigas levemente armadas em concreto de alto desempenho – Dissertação de mestrado – UFPE e outros literários: Transbordar – Viegas Editora e Amazon, 166 Escritores Convidados e outros – THS Editora), além de vários artigos técnicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

É especialista em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Maranhão; Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual do Maranhão e Fundacentro – MTb – SSMT; Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e Gerenciamento de Projetos Construtivos pela JICA (Japan International Coorporation Agency). É mestra e doutora em Estruturas de Concreto pela UFPE e UFSCAR respectivamente. Trabalhou como engenheira no setor público (extinto Banco Nacional da Habitação e Caixa Econômica Federal) e ainda se acha vinculada a ele como acadêmica: ensinando e pesquisando na área de estruturas de concreto às Universidades estadual do Maranhão e Federal de São Carlos. É membro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) e da Rede de Escritoras Brasileiras. Em 27 de abril de 1992 recebeu o título de cidadã honorária do Estado de Oklahoma-EUA.

Há muitos anos atua na iniciava privada, como sócia proprietária da Hadade Pinheiro Engenharia Ltda. do ramo da construção civil com inúmeras obras (pontes, viadutos, estradas, prédios) executadas no Estado do Maranhão.

O patrono de sua Cadeira é Mário Martins Meireles.

Cadeira anteriormente ocupada pelo Membro Fundador Arthur Jorge Ázar.