Luiz Alves Ferreira, ocupante da cadeira de nº 11, da Academia Maranhense de Ciências, nasceu no território da comunidade negra rural quilombola Saco das Almas, no município de Brejo-MA, em 16 de outubro de 1944.

É médico, graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1971, especialista em Patologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP e Mestre em Patologia Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

É Professor de Patologia da UFMA, aprovado em concursos públicos federais (DASP), para Médico Patologista e Médico Citopatologista, Chefe do Departamento de Patologia da UFMA; organizou, implantou e chefiou o Serviço de Patologia do Departamento de Patologia no pavilhão pedagógico anexo ao Hospital Tarquínio Lopes Filho (Hospital Geral, antigo Hospital Escola do Curso de Medicina UFMA), organizou e chefiou o Serviço de Patologia do Hospital Universitário Presidente Dutra (IAMPS) para implantação do curso de especialização sob a forma de Residência Médica (primeiro no Maranhão), organizou e chefiou o Serviço de Patologia do Hospital Universitário Presidente Dutra (UFMA).

Participou de várias comissões acadêmicas e colegiados superiores da UFMA, de congressos científicos com a apresentação de trabalhos de pesquisas e de extensão. Publicou trabalhos de pesquisas, orientou trabalhos de cursos de pós-graduação, monografias de conclusão de curso de graduação nas áreas de Saúde e de História. Foi Secretário Regional da Sociedade Brasileira da Ciência do Maranhão; Membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Estado do Maranhão; Membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde (CTSPN-MS); Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da Comissão Nacional de DST/AIDS, Ministério da Saúde; Membro da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Recursos Hídricos do Ministério de Meio Ambiente (Representando o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacia Hidrográficas.

Foi Militante do Movimento Negro Maranhense e Brasileiro, um dos fundadores e primeiro presidente do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCNMA), em 1979. Atual Presidente do Conselho Estadual da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão.

Participou da fundação do Comitê de Defesa da Ilha de São Luís, sob a coordenação do imortal poeta José Nascimento Morais Filho, autor do poema “Clamor da Hora Presente”, um intelectual que estava à frente do seu tempo, na luta pela ecologia,meio ambiente saudável, pela vida e contra a implantação da ALCOA, na Ilha de São Luís. Implantação que, naquele momento histórico, contrariava o dispositivo da Lei do estado Maranhão 4.154/80 e o Decreto 7.921 do mesmo ano, o Projeto ALCOA contrariava os dispositivos legais, assim como as diretrizes da Política Ambiental do País.

O patrono de sua Cadeira é o poeta supracitado, José Nascimento Morais Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *