Luciane Maria Oliveira Brito, ocupante da Cadeira nº 29 da Academia Maranhense de Ciências, nasceu no dia 14 de abril, no município de Cururupu, pequena cidade localizada no litoral ocidental do Maranhão, sendo seus pais, Luciano Duarte Oliveira, responsável pela única Agência dos Correios na cidade e Maria Bárbara Faray Oliveira, conhecida como “Dona Cotinha”.

Estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Cururupu, onde cursou o Jardim de Infância e o Curso Primário, até o 3º ano, vindo então para São Luís. A partir daí, estudou no Colégio Santa Teresa, onde concluiu o Curso Cientifico, em 1967 e em janeiro de 1968 fez vestibular para Medicina, sendo aprovada na Universidade Federal do Maranhão(UFMA). Iniciou o curso em março do mesmo ano e concluindo em dezembro de 1973.

Ingressou na Residência Médica sob a forma de Especialização, na Área de Concentração em Ginecologia, no Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o auxílio da Bolsa de Estudo fornecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), de março de 1974 a dezembro de 1975.

Fez mestrado em Medicina – na Área de Concentração em Ginecologia – Oncologia, no Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciando em março de 1977 e concluindo em setembro de 1978.

Em agosto de 1977, foi aprovada em Concurso para o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), promovido pela Federação das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e, dois anos depois, em junho 1979, obteve, também por concurso, o Título de Qualificação em Colposcopia.

Em maio de 1979 prestou concurso para Professor Assistente da Disciplina de Clínica Ginecológica da UFMA, iniciando as atividades como docente a partir de 12 de junho de 1979 e assumindo, a partir de 1981 a Coordenação da Disciplina de Ginecologia. Teve o privilégio de organizar o primeiro encontro cientifico do Departamento de Medicina III, com a comunidade médica, intitulado, 1ª Jornada materno-infantil, em parceria com a Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão. Nesse evento, sua Presidência foi realizada pela Professora Maria Nazareth Ramos de Neiva, entusiasta da Educação Continuada.

Tem dois filhos: o médico Luiz Gustavo Oliveira Brito e a bioquímica Haissa Oliveira Brito.

Com incentivo da UFMA e o auxílio da CAPES, ingressou, no Doutorado em Ginecologia – Área de Concentração Mastologia, no Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o curso em agosto 1990, sob a orientação do Professor Doutor Simão Rotstein, apresentando a tese: “Meio Hormonial Adverso: seus efeitos no endométrio e parênquima mamário”.

Sob o convite da Dra. Magdalena Hildergard Stoltz, instalou em São Luís, no ano de 1987, a Associação das Médicas do Maranhão (AMMA), filiada à Associação Brasileira e Internacional das Mulheres Médicas, sendo a atual presidente.

Em 30 de novembro de 1989, foi eleita a Presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Maranhão (SOGIMA), agora, designada Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Maranhão. Na sua presidência, permaneceu até 1996.

Nesse período, foram realizadas mais de uma dezena de eventos cientificos, além da implantação do Primeiro Núcleo Regional da SOGIMA na cidade de Imperatriz-MA. Um dos pontos marcantes da sua gestão foi a realização do XXII Congresso Norte–Nordeste de Ginecologia e Obstetrícia foi Presidente da Comissão Nacional Especializada de Ética da FEBRASGO, no período de março de 1994 a dezembro de 1997, tendo sido homenageada pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, no Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em Singapura e outubro de 1997.

De 1997 a 2001 foi Presidente da Comissão Especializada de Aleitamento Materno e de 2002 a 2005 e Vice-presidente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno, tendo retornado à mesma em outubro de 2009.

Foi membro de Comissões Nacionais Especializadas de Planejamento Familiar, Psicossomática, Mortalidade Materna, Ginecologia Infanto-Juvenil, além de Membro do Corpo Editorial de diversas revistas dentre estas, a FEMINA, Revisora da Acta Cytologica Journal, Revsiat do Hospital Universitário.

É membro titular eleita do Conselho Regional de Medicina do Maranhão há três gestões e implantou, em 2004, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil – Nível Mestrado Acadêmico aprovado pela Resolução nº 387/CONSEPE de 28 de janeiro de 2005 permanecendo Coordenadora até hoje.

Mestrado esse, recomendado pela CAPES em maio de 2005. Implantou, em outubro de 1997, o Núcleo de Pesquisa em Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança (NUPSMAC), certificado pelo CNPq, que congrega docentes, discentes, da graduação e da pós-graduação.

Em agosto de 2003, implantou e coordenou a Liga Acadêmica de Ginecologia Endócrina e Climatério (LAGEC). A LAGEC, composta de uma equipe multidisciplinar, norteada pelo tripé “Ensino-Pesquisa-Extensão”.

Foi eleita Membro Titular da Academia Maranhense de Medicina, tendo tomado posse em 24 de abril de 2009.

Em reconhecimento ao seu trabalho foi premiada com “Menção Honrosa” pela Avaliação comparativa dos exames citohistopatológicos e achados colposcópicos anormais em Clínica Particular de São Luís-MA, Associação Brasileira de Genitoscopia (2009); “Saúde Sexual e Reprodutiva em beneficio da comunidade e da ciência”, BEMFAM (2009); “Diploma de Honra ao Mérito” pela conquista no trabalho cooperativo e tomada de decisões compartilhadas no HUUFMA, Universidade Federal do Maranhão / Hospital Universitário (2008); “Prêmio Elsimar Coutinho de Estudo preliminar sobre as repercussões bio-psico-sociais das mulheres submetidas a laqueadura tubária”, Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (1998); Prêmio de Melhor Trabalho durante a VII Jornada Médica de Imperatriz pelo trabalho: “Por que morrem as mulheres no ciclo grávido puerperal”, UNIMED, SOGIMA Núcleo de Imperatriz, Associação Médica de Imperatriz (1997).

Recebeu homenagens como Membro Fundadora da Academia Maranhense de Ciências, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA-2008); professora homenageada pela 68ª Turma (2004.1) do Curso de Medicina, Universidade Federal do Maranhão (2004); pelos serviços prestados à Reprodução Humana no Brasil, Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (1995); homenagem a todos os Ex-presidentes das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia do Norte e Nordeste Biênio 91/92, Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Norte e Nordeste (SOGINNE- -SOGORN), 2000.

Recebeu ainda, certificado de honra ao mérito no Controle do Tabagismo e na Prevenção Primária do Câncer, Gerência de Qualidade de Vida do Estado do Maranhão (2002), pela Contribuição Cientifica enriquecendo a Ginecologia Dia do Tocoginecologista, Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Maranhão (SOGIMA), 2002, Contribuição na Identidade desta Sociedade, Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Maranhão (SOGIMA), 2002; Certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à comunidade, Sociedade de Defesa dos Direitos da Saúde e Cidadania do Povo Maranhense (1998) e Recognition for Outstanding Contribution to the Promotion of Women’s Health World FIGO Congress Copenhagen, Denmark, International Federation of Gynecology and Obstetrics.

Publicou um total de 47 artigos cientificos, 11 capítulos de livros e cerca de duzentos 200 trabalhos em resumos de anais de eventos. Foi convidada para proferir várias palestras ou conferências em congressos e seminários. Com ampla atuação como consultora, assessora e outros serviços técnicos na área de saúde.

Durante sua atuação como professora da Universidade Federal do Maranhão, vem contribuindo para a formação de muitos discentes por meio da orientação de cerca de 30 Trabalhos de Conclusão de Curso e 50 orientações de Iniciação cientifica. Além da participação em cerca de 110 bancas de trabalhos de conclusão de curso e bancas de comissão julgadoras, de concurso público.

O patrono de sua Cadeira é Antônio Jorge Dino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *