MEMBRO EFETIVO/FUNDADOR
José Ferreira Costa, membro efetivo da Academia Maranhense de Ciências cadeira nº27, nasceu no dia 27 de maio de 1955 em Bacabal – MA, é casado, pai de três filhos e avô de três netos.
Viveu sua infância no povoado Josias, município de Zé Doca, onde fez estudos primários juntamente com as irmãs Josefa e Joelina na Escola Marcilio Dias, que mais tarde foi transformada em Escola Aracy Gusmão. Como todo menino filho de família simples do interior, estudava e dividia o tempo ajudando os pais no trabalho da família. Zé Gomes era o seu nome popular, associação que os amigos faziam ao sobrenome do pai, Raimundo Gomes Costa, o complemento Costa moldou-se na escola técnica depois que se transferiu para São Luís.
Doutorando em Ciências da Educação. Universidad Columbia del Paraguay, UCP, Asuncion, Paraguai Título: Inserção e trajetória profissional de egressos licenciados em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Maranhão Orientador: Profa. Dra. Maria Aparecida Monteiro da Silva. Mestrado em Educação. Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Título: Educação Profissional: Trajetória do Técnico em Eletroeletrônica do CEFET-MA da década de 1990, Ano de obtenção: 2003. Orientador: Profa. Dra. Irani Silva Dias. Especialização em Planejamento Educacional. Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, Brasil. Título: Não houve. 1976 – 1979. Graduação Licenciatura em Eletrotécnica. Universidade Federal do Maranhão – UFMA. 1975 -1978.
Concluiu a Graduação em 1978, e neste momento, Zé Costa aventurou-se por outro antigo projeto de crescimento pessoal e profissional, transferiu-se temporariamente, para São Paulo, nutrindo o sonho de seguir estudos nas boas Universidades Paulistas. Dessa curta temporada Paulistana, ele guarda a memória de ter participado do projeto de Ampliação da Rede de Trólebus da cidade de S. Paulo, tornando-se uma experiência profissional das mais proveitosas. Em fevereiro de 1979, aceitou o convite para retornar ao Maranhão e trabalhar na Escola Técnica, de onde saíra como estudante secundarista e retorna para assumir uma cadeira de professor e mais tarde chegar a dirigente.
A vivência docente fez brotar no professor José Costa, o interesse por temas presentes no exercício da sua profissão, como legislação do ensino técnico e políticas educacionais. Com essa visão, sempre demonstrou interesse pelos problemas sociais, criticando as práticas individualistas que submetem e fazem sucumbir os interesses coletivos aos privados. Assim, tornou-se atuante no movimento classista em defesa dos Servidores Públicos Federais, e da manutenção dos Serviços públicos gratuitos.
Nessa perspectiva, exerceu várias funções de representações, como Membro titular do Conselho Técnico Consultivo da Escola Técnica Federal do Maranhão; Membro Titular do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Maranhão; Membro Titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Maranhão; Membro Titular do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão; Membro Titular da Associação Nacional dos Dirigentes das instituições de Ensino Superior – Andifes; Membro Titular do Conselho Diretor da SENAI/MA; Membro Titular do Conselho Diretor do SENAC/MA; Membro Titular do Conselho do SEBRAE/MA e Membro Fundador da Academia Maranhense de Ciências.
José Costa foi eleito e nomeado pelo Ministro da Educação para o cargo de Diretor-Geral do CEFET-MA para dois mandatos de quatro anos. No coletivo dos dirigentes nacionais elegeu-se Vice-Presidente do Conselho dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Tecnológica o CONCEFET e no mandato seguinte foi aclamado Presidente. Com a lei que criou o Instituto Federal do Maranhão IFMA, através da integração entre as Escolas Agrotécnicas Federais instaladas no estado e o CEFET-MA, o Professor José Costa foi nomeado primeiro Reitor dessa nova instituição o IFMA. Pelo seu desempenho como gestor público, José Costa foi convidado pela Governadora Roseana para o cargo de Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, cargo que acumulou com o de Reitor da Universidade Virtual do Maranhão no período de 2013 a 2014. O afeto inseparável de José Costa pelo município de Zé Doca onde viveu a sua infância e de onde jamais se afastou, foi o impulso encontrado para ingressar na política partidária e se lançar candidato a prefeito. Não foi eleito, mas deixou o seu legado como um orador filho da terra que se apresentou para coordenar um grande projeto de desenvolvimento e transformação social.
Patrono: Prof. Ronald da Silva Carvalho