Igor Marcelo Castro e Silva nasceu em São Luís (MA), no dia de 07 de abril de 1980. É filho de Walter Castro e Silva e Liene Teixeira Castro e Silva. A formação básica deu-se na escola Dom Pedro II e no Centro Educacional Montessoriano “Reino Infantil”.

Nos anos de 1999, adentra a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ainda no Palácio das Lágrimas, no largo de São João. Em 2004, inicia os estudos médicos na antiga Faculdade de Medicina da Universidade CEUMA (UniCEUMA). Nesse mesmo ano, é aprovado para a docência no Instituto Florence de Ensino Superior, fundando as disciplinas de Homeopatia e Bromatologia para o curso de Farmácia.

Em 2007, abraça, como professor substituto, a disciplina de Bromatologia na UFMA, no curso de Farmácia.

Em dezembro de 2009, conclui a graduação de Medicina, partindo, em 2010, para a residência de Clínica Médica na Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, mantendo , em paralelo, o caminhar na docência, dessa vez, na Faculdade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte (CE).

Em 2012, segue para a residência de Cancerologia Clínica no Hospital Aristides Maltez, Bahia. Já em terras maranhenses, no ano de 2015, é efetivado como oncologista clínico do Hospital São Domingos e Hospital Estadual de Câncer Tarquínio Lopes Filho. Presta, também, concurso público para a disciplina de Patologia da UFMA, onde se torna professor efetivo.

Em 2016, é aprovado no concurso de médico clínico do Hospital Universitário Presidente Dutra, da UFMA. Em 2018, finaliza o mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMA e inicia o doutorado, no mesmo ano, em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Como revisor de periódicos, entra para o quadro permanente, em 2017, das revistas Acta Médica Portuguesa e Conexão Ciência. Aliado a esse contexto, somam-se as inúmeras orientações de monografias de graduação e pós-graduação, assim como, participações de bancas.

Em 2019, assume a cadeira de número 20, da Academia Atheniense de Letras e Artes do Maranhão, atingindo a imortalidade literária. No ano de 2020, consagra-se contista com o lançamento do livro Que sorte a (nos)sa, romance que entrelaça as tradições, o casamento e a família. Ainda em 2020, finaliza o curso de Hipnose Clínica, sendo oficializado, também, como hipnoterapeuta.

Em 2021, torna-se preceptor médico do primeiro programa de residência médica em Geriatria do estado do Maranhão, alocado no hospital universitário Presidente Dutra- HUUFMA.

É sócio titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, da Sociedade Brasileira para o estudo da Dor e Sociedade Brasileira de Hipnose.

O patrono de sua Cadeira é Luís Alfredo Neto Guterres. Cadeira anteriormente ocupada pelo Membro Fundador Othon de Carvalho Bastos, hoje Membro Emérito.