Evandro Ferreira das Chagas, ocupante da Cadeira nº 24 da Academia Maranhense de Ciências, é maranhense, natural de São Luís.

Filho de Ernesto das Chagas e Margarida Ferreira Chagas, pais igualmente maranhenses. Evandro nasceu em 13 de julho de 1943.

Cursou o Ensino Fundamental e Médio em escolas pública e particular, sendo boa parte desse tempo, no Colégio Maranhense, também cognominado de Maristas. Completou o último ano do antigo Cientifico no tradicional Liceu Maranhense. Em 1966 obteve o titulo de Engenheiro Agrônomo pela antiga ‘‘Escola de Agronomia da Amazônia”, hoje denominada FICAP.

Sua carreira profissional se iniciou em 1967, na condição de Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura do Maranhão/SAGRIMA, onde exerceu diferentes cargos administrativos, a exemplo de chefia do setor de Defesa Sanitária Vegetal, técnico do setor de Economia Rural, chefe do Departamento de Produção Vegetal e Assessor Técnico. Seu primeiro estágio profissional ocorreu em 1968, no Departamento de Fitossanidade do Instituto Biológico em São Paulo.

Em 1970, ingressou como professor do Curso de Engenharia Agronômica, portanto fazendo parte da primeira congregação de docentes dessa Instituição de Ensino Superior. Hoje, permanece como professor titular do referido Curso pertencente à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Fez mestrado e doutorado na Universidade de São Pau lo (USP), no campus da “Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz” (ESALQ), obtendo os vreferidos titulos em 1974 e 1980, respectivamente.

Compôs o grupo de elaboração e criação do Departamento de Pesquisa (DEPE) da SAGRIMA, Centro de Pesquisa do Maranhão (CEPAMA) e da Empresa Maranhense de Pesquisa Agropecuária (EMAPA). Foi Professor Fundador do Curso de Ciências Biológicas (1980) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em 1983, ingressou como pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), permanecendo nessa conceituada instituição até agosto de 1996.

De março 1983 a fevereiro de 1987 fez parte da direção superior da Empresa Maranhense de Pesquisa Agropecuária (EMAPA), na qualidade de Diretor Técnico. Foi Diretor Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Maranhão (EMATER-MA), no período de março de 1987 a outubro de 1999.

De outubro de 1994 a dezembro de 1998 foi eleito Diretor Cientifico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA). De março de 2002 a abril de 2009 permaneceu como Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia Ensino Superior e Inovação tecnológica (SECTEC). Nesse mesmo período, foi membro titular ou suplente dos seguintes conselhos: SEBRAE, CONSUN e CEPE/UEMA, CONSUN/UNIVIMA, Conselho dos Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia (CONSECT), Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional/CONSEA, Conselho Estadual da Juventude/CEJOVEM e Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável/CONSEA.

Na sua trajetória na UEMA, além da função docente, exerceu os cargos de Pró-reitor de Graduação (PROG), Presidente de Comissão de Vestibular, Chefia do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade/DFF.

O patrono de sua Cadeira é Francisco Solano de Oliveira Rodrigues