Edmilson Sanches, maranhense de Caxias, é administrador, jornalista, palestrante e consultor em Gestão Pública e Empresarial e Edição de Livros e Jornais. É presidente de honra do Conselho Municipal de Educação de Imperatriz, onde foi professor no Ensino Básico, SEBRAE, SENAC, CDL, FETAEMA, CENTRU e Organizações Sindicais. No Ensino Superior, foi diretor de Faculdade e professor universitário de Jornalismo, Polícia Cidadã e Gestão Pública.

Tem graduação em Letras e Administração Pública. Pós-graduação e aperfeiçoamento em Comunicação e Desenvolvimento, Administração Pública e Administração e Negócios. Deixou sem concluir o curso de Direito e pós-graduação em Psicopedagogia.

Tem formação complementar em “Update in Organizational Behavior” [Atualização em Comportamento Organizacional] (Wharton School, São Paulo, SP); “Formação de Gerentes de Classe Especial e Primeira Classe” (Banco do Nordeste, Fortaleza, CE); “Gestão de Projetos” (Faculdade de Imperatriz); “Aperfeiçoamento de Instrutores” (SEBRAE); “Aperfeiçoamento em Contabilidade” (SENAC).Tem registro profissional de Professor, Jornalista, Radialista, Contabilista e Administrador Público.

No Serviço Público foi secretário municipal das pastas de Desenvolvimento, Comunicação e Cultura e subsecretário de Governo e Projetos Estratégicos. Em Fortaleza e Brasília foi assessor da presidência da maior instituição financeira federal de desenvolvimento regional da América Latina, onde trabalhou 20 anos.

Fundou e presidiu diversas entidades. É membro do Conselho Regional de Administração e do Conselho Regional de Contabilidade. É membro efetivo da Academia Maranhense de Ciências, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (MA), da União Brasileira de Escritores (MA), membro correspondente da Academia de Letras de Rondon do Pará e da Academia de Letras e Artes de Praia Grande (São Paulo) e membro das Academias de Letras de Imperatriz, Caxias, Açailândia, Santa Inês, João Lisboa e Buriticupu.

É patrono de Cadeira na Academia de Letras de São João do Sóter (MA). Fundador da Associação de Imprensa da Região Tocantina e do sindicato dos jornalistas, os quais também presidiu. Eleito em 2008 “Jornalista que Marcou Época”, com diploma expedido pela Universidade Federal do Maranhão, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Associação dos Correspondentes Estrangeiros, Sindicato das Agências de Propaganda do Maranhão, Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos (ACLEM) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Edmilson Sanches foi professor em escolas de Ensino Médio, cursinho pré-vestibular, universidade e entidades como o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos. Há décadas, a convite de estabelecimentos de ensino, tornou-se o mais frequente palestrante sobre Educação, Conhecimento, Cidadania, Gestão Pública e Desenvolvimento em escolas e em instituições de ensino superior de Imperatriz e outros municípios, cujos estudantes têm escolhido seu nome para patrono ou paraninfo de turmas de formandos.

É requisitado palestrante de Caxias e Imperatriz para ministrar palestras, cursos e oficinas em escolas, universidades, igrejas de várias denominações, além de associações de moradores e instituições classistas de empregados e patronais. Como palestrante, consultor e estudioso, “observador e absorvedor” em diversas áreas, já esteve em 19 Estados brasileiros, Europa e Estados Unidos.

Edmilson Sanches conhece diversas regiões do Brasil, para onde viajou observando e absorvendo experiências de gestão e desenvolvimento: em MINAS GERAIS (Janaúba), cultura de bananas de exportação. RIO GRANDE DO NORTE (Baraúnas e Mossoró), fruticultura. PARAÍBA (Campina Grande), polo universitário e indústria de informática e microeletrônica. PERNAMBUCO (Recife e Paulista), associativismo. CEARÁ, horticultura no Distrito Irrigado Jaguaribe-Apodi (Limoeiro do Norte) e rede e moeda social (socioeconomia solidária, na Vila Palmeira, Fortaleza); acompanhamento do “Pacto da Cooperação”, em Fortaleza, que transformou o Ceará em destino de empreendimentos industriais.

Foi recebido pela Alta Administração de mais de uma dezena de grandes empresas brasileiras e multinacionais estrangeiras, pesquisando sobre métodos e processos de Gestão, nas regiões Sul e Sudeste: em MINAS GERAIS, Fiat, Construtora Andrade Gutierrez; no PARANÁ: Volvo, Copel e Itaipu Binacional; em SÃO PAULO: Credicard, Citibank, Dow Química, Moinho Santista, Papel Simão (Fibria), Método Engenharia, Quebecor World (Melhoramentos).

Pelos relevantes serviços prestados a Imperatriz, a Prefeitura e a Câmara Municipal concederam-lhe a Comenda Frei Manoel Procópio, menção honrosa e o Título de Cidadão Imperatrizense. É presidente de Honra da Associação dos Corredores de Rua de Imperatriz (CORRIM). Foi homenageado com a Comenda Juçara Clube e com diplomas de mérito pelo Exército Brasileiro (50º Batalhão de Infantaria de Selva), Polícia Militar (3º BPM), Sindicato dos Jornalistas de Imperatriz, Associação Artística de Imperatriz, Federação das Uniões de Moradores de Bairros de Imperatriz e Região Tocantina, Central Comunitária do Sul do Maranhão, Rotary Club de Imperatriz, Câmara Municipal de Curitiba (Paraná), Instituto Tiradentes (Minas Gerais), Associação Brasileira de Liderança (São Paulo – SP), entre outras honrarias. Além de milhares de textos que escreveu para jornais, revistas e mídias digitais, Edmílson Sanches é autor de dezenas de livros nas áreas de Administração, Comunicação, Desenvolvimento, História, Literatura e Motivação.

É ocupante da Cadeira nº 38 patronado pelo poeta e historiador Antônio Gonçalves Dias