Othon de Carvalho Bastos, ocupante da Cadeira de nº 13 da Academia Maranhense de Ciências, nasceu em São Luís do Maranhão, em 29 de setembro de 1939, filho de Newton Coelho Bastos e Neusa de Carvalho Bastos.

É graduado em Farmácia e Pós-graduado em Imunologia, com mestrado e doutorado, pela UNICAMP. Foi professor concursado do Departamento de Patologia e do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É pesquisador na área de Imunologia das Doenças Tropicais, publicou trabalhos em periódicos nacionais e internacionais sobre a esquistossomose, centrado na relação parasita-hospedeiro.

Sentindo que seu trabalho poderia ter influência mais imediata sobre o controle da doença nas regiões endêmicas da parasitose, por meio da educação sanitária, o professor passou a dedicar-se ao Ensino das Ciências. Enveredou pela área técnico-

-pedagógica, participou de projetos de recuperação de estudantes evadidos de sala de aula, utilizando a informática na educação.

Desenvolveu alguns projetos fazendo uso da informática como ferramenta didático-pedagógica no Ensino Médio, em escolas de São Luís. Por esse caminho, chegou a dedicar-se ao Ensino a Distância.

A partir de 1982, atuou como Consultor Cientifico da Sociedade de Parasitologia e Medicina Tropical do Maranhão e como Assessor Ad hoc do CNPq.

Em outubro de 1985, participou do CONFECUB, em Paris, França, como consultor da CAPES.

Em 1995, foi convidado pela Governadora Roseana Sarney para ser Presidente da FAPEMA.

Em 1996, foi eleito Reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Nessa época, teve a oportunidade de conhecer a Universidade Virtual do ITESM-México e iniciou o Projeto da UFMA Virtual. Representou a ANDIFES em Educação a Distância, junto ao MEC. Reelegeu-se Reitor da UFMA para o mandato 2000 a 2004.

Sendo convidado pelo Governador do Maranhão, Dr. José Reinaldo Tavares, em 2003, para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia, e vislumbrando a oportunidade de melhor servir à educação do seu Estado e com a própria UFMA, o Reitor Othon Bastos interrompeu seu segundo mandato e exonerou-se do cargo, na Reunião do Conselho Universitário da UFMA, ocorrida em 14 de abril de 2003. Projetou e implantou a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e a Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), de 2003 a 2004.

Em 2003, foi nomeado Reitor pró-tempore da UNIVIMA, e em 2006, eleito Reitor, assumindo a UNIVIMA. Exercendo as funções de Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Reitor da UNIVIMA até abril de 2009.

Além da cadeira de Membro Titular da Academia Nacional de Farmácia, o Prof. Dr. Othon de Carvalho Bastos recebeu Diploma de “Honra ao Mérito” como Farmacêutico Destaque e é também, detentor de condecorações como: “Medalha do Mérito Educacional”, “Medalha Mérito Cultural”, “Medalha do Mérito Militar”, “Medalha do Mérito Legislativo” e a “Medalha do Mérito Timbira”.

Dr. Othon é membro ainda, da Sociedade Brasileira de Microbiologia, da Sociedade Brasileira de Parasitologia e Medicina Tropical, da Sociedade Brasileira de Imunologia, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Maranhense de Ciências(AMC).

Em 2009, assumiu Assessoria na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do estado do Maranhão.

Atualmente é Membro Emérito da Academia Maranhense de Ciências.

O patrono de sua Cadeira é Luís Alfredo Neto Guterres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *