Luiz Carlos Rodrigues da Silva

Filho de Sebastião Rodrigues da Silva (In memorian) e de Raimunda Alves de Carvalho da Silva (In memorian). Nasci em 18 de maio de 1962 em Caxias-MA. Sou casado e tenho quatro filhos e três netos. Com a Idade de seis anos passei a habitar na cidade de Barra do Corda, onde resido atualmente. Por meio do Decreto Legislativo n. 05, de 09 de maio de 2013, fui agraciado com o honroso título de Cidadão de Barra do Corda. Depois de exercer com esmero a sua profissão de comerciante, o meu saudoso pai veio a falecer em 2001 e foi sepultado na cidade que lhe havia acolhido. A minha saudosa mãe, depois de exercer com abnegação e amor a maternidade, faleceu em 2017 e também foi sepultada em Barra do Corda.

No ano de 2004 ingressei para os cursos de História na Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) e Filosofia na Faculdade Evangélica do Meio-Norte(FAEME). Na divulgação do resultado da FAEME obtive a primeira colocação em trinta vagas ofertadas. No resultado do vestibular da UEMA, no total de quarenta vagas ofertadas, alcancei também a primeira colocação. Cumpri com êxito os dois cursos em 2008 e ao longo do processo formativo, participei com empenho de congressos, simpósios e outros eventos.

No ano de 2008 ingressei no Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Politécnica y Artística del Paraguay (UPAP). Em julho de 2010, concluí o curso com a pesquisa intitulada Diversos olhares sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola-PDE, nas escolas públicas de Barra do Corda-Maranhão-BR: perspectivas e dimensões que se entrecruzam. O trabalho se caracterizou como pioneiro na abordagem histórica entre o PDE e a Gestão Escolar em âmbito local e regional.

Em 2019 fui aprovado na seleção para o Mestrado Profissional (ProfHistória) em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em junho de 2021 concluí o curso com a pesquisa intitulada A Educação Patrimonial como estratégia de Ensino de História no Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena em Barra do Corda- Maranhão. Como produto didático-pedagógico da dissertação foi elaborada uma cartilha paradidática disponibilizada na forma digital e impressa na qual sugere-se um percurso metodológico, ancorado na História Local e Regional a partir da Metodologia da Educação Patrimonial. A minha dissertação venceu o prêmio Teses e Dissertações do ProfHistória da Turma de 2019.

No ano de 2014 fui aprovado na seleção para o Doutorado em Ciências da Educação na Universidad Autónoma de Asunción – UAA. O curso possibilitou a ampliação de minhas experiências e pesquisas voltadas para a análise do uso das Tecnologias Digitais na formação dos estudantes do curso de Pedagogia da FAFIBE em Barra do Corda – MA.

No primeiro semestre de 2002 fui aprovado no concurso da Prefeitura de Barra do Corda para o cargo de professor das séries finais. No mesmo ano passei no concurso do Governo do Estado do Maranhão para atuar no Ensino Médio. Em 2009 fui novamente aprovado no concurso para professor de História do Governo do Estado do Maranhão. Neste período procurei enriquecer o máximo a minha formação acadêmica pela correlação com a prática profissional. Assim, registre-se a publicação de dezenas de artigos científicos, conforme o currículo Lattes em anexo. Também já orientei inúmeros trabalhos de conclusão de curso em nível de graduação e especialização. Ressalto também vários   projetos de pesquisa aprovados no âmbito da FAPEMA.

O processo descrito acima caracterizou uma conquista singular em minha trajetória acadêmica e profissional, representou a entrada no universo dos Grupos de Pesquisa e na produção científica em revistas e em livros. Nesse contexto, desenvolvo estudos junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDEFPF/UFMA– dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1174768536774857), ao Grupo de Estudos em Ciências Humanas Hominibus (IFMA/Barra do Corda – MA – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5161008161625594) e do Projeto de Pesquisa Ensino de História Medieval: entre textos e intertextualidades da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT – Campus Araguaína). Também sou membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Nacional de História (ANPUH).

Tenho também atuado para além da produção acadêmica e científica. Sou poeta e escritor. Sou membro efetivo da Academia Barra-Cordense de Letras (ABCL/2012), membro efetivo da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA/2023), membro correspondente da Academia de Letras de Araguaína (ACALANTO/2022) e membro correspondente da Academia Zedoquense de Letras (AZL/2022). Tenho os seguintes publicados: Reminiscências Filopoéticas (2016), Metamorfose (2021), Reflexões filosóficas em tempos de crise (2021) e Poesias enviesadas pelos tempos e espaços (2022) e Educacão Patrimonial como Estratégia de Ensino de História no Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena , em Barra do Corda-Maranhão(2023).

Dessa forma, no desenvolvimento de atividades técnico-científicas, contribuirei para o fomento da ciência como competência de abordagem do conhecimento na realidade aliada à práxis e na busca da resolução de problemas. Como já preconizou o grande educador Paulo Freire: “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Tenho consciência que a educação na contemporaneidade remete à ressignificação de modelos de ensino, superando a dimensão acumulativa de saberes pela busca do conhecimento por meio da investigação.

Considero que poderei agregar contribuições à AMC por apresentar um currículo interdisciplinar, o qual tem contribuído no campo das humanidades e para a educação no Estado do Maranhão, desde o início dos anos 1990, notadamente, nas áreas da Filosofia e do Ensino de História e recentemente, na Psicologia. Destarte, considero cumprir os requisitos para compor o rol de membros da Academia Maranhense de Ciências (AMC), representando nessa oportunidade avanço significativo no fortalecimento da presença de pesquisadores do interior do Maranhão nos espaços acadêmicos- científicos mais amplos.