João Batista Carvalho Junior

Filho (a) de João Batista Carvalho e Belina de Jesus Santos Carvalho. Nasci em São Benedito do Rio Preto, cresci em São João dos Patos e fui morar em São Luís do Maranhão, aos 14 anos de idade e alcancei minhas maiores conquistas pessoais, acadêmicas e profissionais.

Estudante da Unidade Integrada Presidente Vargas e do Colégio Patoense Joana da Rocha Santos, ambos em São João dos Patos – Maranhão, onde cursei o Ensino Fundamental, entretanto foi na Escola Agrotécnica Federal de São Luís – Maranhão que conclui minha educação básica (conclui o Ensino Médio nesta última escola) e me preparei com êxito para o meu primeiro vestibular no curso de Geografia, na Universidade Federal do Maranhão.

Inicie a vida profissional Fundação Municipal de Turismo (FUMTUR), ministrando aulas de Geografia do Maranhão e Geografia de São Luís para agentes de turismo, sócios de restaurantes, funcionários de restaurantes e motoristas de aluguel e taxistas.

Depois dessa fase comecei a ministrar aulas em escolas de Ensino Fundamental e Médio, como exemplo a Escola Dom Quixote, Escola Santa Teresinha e Colégio Paralelo.

Sou Professor da rede Estadual e Municipal de Ensino, formado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão e pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Atenas Maranhense e pós-graduado em Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Batista de Minas Gerais e, curso não concluído de Ciências Contábeis (UFMA).

Ao longo de minha carreira, fui aprovado em alguns Concursos Públicos, dentre eles Concurso o Público, regido pelo Edital nº 04/2001 e edital nº 001/2009, publicado no D.O.E. nº 193, de 07 de outubro de 2009, para provimento de vagas no Ensino Médio da Rede Estadual e nos concursos público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva edital Nº 001/2007, de  21/12/2007 e edital nº 11, de 17 de abril de 2017, da Prefeitura Municipal de São Luís/Ma.

Em 2016, concorri a Eleição de Gestor do CE de Ensino Professor Barjonas Lobão, fui eleito com 75% dos votos válidos. Neste mesmo ano fui empossado como Gestor Auxiliar, com portaria publicada no DOEMA de 02 de março de 2017.

Em 04 de janeiro de 2021, fui designado como Focal RH da Unidade regional de São Luís, estando à frente da pasta por mais de 3 anos, tempo este que fui titulado como o focal que por mais tempo comandou a referida pasta na URE São Luís. E, durante este período, fui Coordenador do programa SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica, coordenando os municípios de Alcântara e Zona Rural de São Luís.

Sou pai de uma menina de 15 anos, Rannara Maria Carvalho, e quando me tornei pai, descobri o prazer de acompanhá-la de perto os seus processos de aprendizagens, e como todo pai orgulhoso, enche-me os olhos de lágrimas estar ao lado das duas em cada uma de suas conquistas.

Todos esses cargos são importantes na minha carreira, vez que pude conviver em diversos setores do Poder Executivo e em especial na Secretária de Educação do estado do Maranhão, ora como professor, ora como técnico. Dessa maneira, é percetível a minha trajetória enquanto ator social, sempre com o intuito de contribuir para a melhoria da sociedade, seja como professor ou como técnico administrativo.

Já na carreira de Professor, iniciei no ano de 1998, a qual exerço com muito afinco, esmero e admiração, atualmente na Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão. Vale ressaltar, que a convite das sócias proprietárias fui diretor administrativo da Escola Santa Teresinha e também tesoureiro da Associação Santa Teresinha, entidade mantenedora da referida Escola.

Recebi o diploma de “Amigo de Buriti”, exemplo de exímio colaborador com os interesses do município. Então, neste memorial, não haveria outra conclusão que não o privilégio de unir minhas paixões neste momento ímpar da minha vida: minha família, minha carreira, a ciência. Tudo junto e misturado.

Como pode-se notar, estou em um período que considero iluminado em minha vida.

Sou grato à Deus, à minha família que sempre me apoia e me enche de amor e inspiração; grato pela possibilidade de unir meus conhecimentos jurídicos aos conhecimentos pedagógicos; 

Por fim, necessário registrar que o que me traz à candidatura a membro acadêmico efetivo da Academia Maranhense de Ciências, é o eterno anseio por conhecimento, por aquilo que pode nos ajudar a ser mais por nós e pelos outros que estão a nossa volta, além do desejo de contribuir enquanto amante das Ciências Humanas e Sociais e, principalmente, o amor pelo povo maranhense, pois entendo que minha trajetória reflete a contribuição e o fascínio pela Ciência celebrada na Academia, a qual terei a honra de participar.