Janyeid Karla Castro Sousa
Nasci no município de São Luís, estado do Maranhão. Filha de Maria Pereira Castro Sousa e Juarez Alves de Sousa. Foi em São Luís do Maranhão que cresci e alcancei minhas maiores conquistas pessoais, acadêmicas e profissionais.
Fui estudante do Instituto Farina do Brasil, onde fiz todo todo o meu ensino fundamental, entretanto, foi no Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (antigo CEFET), hoje IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) que fiz o meu Ensino Médio, local que conclui minha educação básica, cursando o curso de Técnico em Química. Após o término do ensino médio, prestei vestibular e em 1997 ingressei como acadêmica na Universidade Federal do Maranhão.
Cursei Química Licenciatura/Bacharelado na UFMA, formei em 2002 e consegui graduar nas duas habilitações do curso: Licenciatura e Bacharelado. Durante a graduação dei os primeiros passos na pesquisa científica, onde desenvolvi trabalhos como aluna de iniciação científica em dois projetos na área de combustíveis. Nesse período, tive oportunidade de trabalhar no laboratório mais equipado da área de Química de toda universidade: a Central Analítica, atuando, posteriormente, como supervisora técnica desse laboratório. Continuei minha formação em nível de pós-graduação com o mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão e depois com o Doutorado em Ciências pela Universidade Federal da Paraíba.
Iniciei a vida profissional na Companhia Vale do Rio Doce, onde pude desenvolver, por um ano, atividades de estágio de técnico em Química nos laboratórios de ensaios físicos, químico e de meio ambiente no Departamento de Qualidade da Companhia. Já a carreira de docente iniciei como professora de Ciências de uma escola da rede particular de ensino do município de São Luís, Escola Ateneu Teixeira Mendes, no ano de 2001, ministrando aulas de Ciências para as antigas sétima e oitava séries, hoje denominadas oitavo e nono ano, respectivamente.
Após essa primeira experiência como professora de Ciências, assumi outras atividades como docente em projetos de educação do campo desenvolvida em área de reforma agrária. Um deles foi o de professora de Química pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Atuei como professora neste projeto ministrando aulas de química simultaneamente para alunos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e alunos da Associação em Áreas de Assentamento do Maranhão – ASSEMA. Essa experiência de trabalhar ministrando aulas num programa de educação relacionada às questões agrárias foi diferenciada e bastante enriquecedora. Considerando que as aulas aconteciam de forma itinerante, tive a oportunidade de trabalhar em acampamentos de diferentes cidades do estado do Maranhão, conhecendo a especificidade de cada um, assim também como a essência dos movimentos que faziam parte do PRONERA.
Outra experiência importante como docente foi como professora do ensino básico do Programa de Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, ministrando a disciplina de Ciências da Natureza, pele rede municipal de ensino. Este programa era destinado aos jovens de 18 a 29 anos, em vulnerabilidade social e que não tinham concluído o ensino fundamental.
A maior experiência no ensino básico, porém foi como professora concursada da rede estadual de ensino, em que atuei como professora de Químca do primeiro, segundo e terceiro ano, na escola Y Bacanga. Este foi o primeiro trabalho como profissional concursada. Permaneci ministrando aula na rede estadual até assumir o concurso com docente da UFMA.
A primeira experiência como docente em ensino superior foi no Programa de Qualificação de Docentes – PQD Universitário, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A atuação foi como professora de Química contratada para ministrar aulas no curso de Licenciatura em Matemática do município de São Bento.
A minha carreira na Universidade Federal do Maranhão foi iniciada em 2007 como professora contratada (substituta). Por dois anos ministrei aulas de Química Analítica 3 e Análise Instrumental para os cursos de Química Licenciatura, Química Bacharelado e Farmácia. Essa experiência foi fundamental para entender a dimensão do trabalho de docência acadêmica, iniciar os trabalhos de orientação, projetos, atividades administrativas, pesquisa, dentre outros.
Fiz o primeiro concurso para professora efetiva da UFMA em 2010. Na ocasião, foi para preenchimento de vaga de professor de Química no Campus de Grajaú, interior do estado do Maranhão. Considerando aprovação no concurso, trabalhei como professora neste campus e também como coordenadora do curso de Ciências Naturais com habilitação em Química. Em julho de 2013, precisando voltar a residir na capital maranhense, prestei um novo concurso para UFMA. A vaga era para professor de Química no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA, no campus do Bacanga (São Luís-MA). Fui aprovada e desde então é o curso em que estou atuando até o presente momento.
Com o trabalho de docente na universidade, tive oportunidade de coordenar e participar de vários projetos na área de ensino, pesquisa e extensão. Dentre os projetos de maior relevância sob minha coordenação, destaco o projeto de Educação Tutorial – PET, aprovado em 2010 e desenvolvido de 2011 a 2013 com os alunos dos cursos de Ciências Naturais e Ciências Humanas do campus de Grajaú da UFMA. A relevância desse projeto é destacada considerando o contexto do curso, que estava no seu primeiro semestre de funcionamento, sendo este o primeiro projeto em nível nacional do campus a ser aprovado com 12 bolsas de pesquisa para os alunos do campus.
O projeto de pesquisa, em nível institucional, que atualmente estou desenvolvendo também merece destaque. O projeto, que é da área de desenvolvimento de métodos analíticos para identificação de contaminantes emergentes em águas superficiais, recebeu o prêmio de primeiro lugar, na categoria síncrona do seminário de iniciação científica da UFMA e foi indicado ao prêmio nacional do CNPQ, com resultado previsto para o mês de junho de 2024.
Outros projetos também foram desenvolvidos por mim durante a minha trajetória acadêmica, principalmente projetos de pesquisas ligados à área de combustíveis, análises ambientais e desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de contaminantes traços em diferentes matrizes.
Projetos de ensino e extensão também foram importantes, pois permitiram aos alunos participantes interagir com escolas parceiras, associações e com a sociedade civil, no caso da extensão, e de propor ações com a finalidade de melhorar o curso do qual estavam inseridos, no caso dos projetos de ensino.
Os resultados desses projetos desenvolvidos, assim como os produtos de orientações de trabalho de conclusão de curso e outros trabalhos desenvolvidos estão relatados em algumas publicações, como artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos científicos, em forma de artigo e/ou resumos. Destaco, dentre essas publicações, o trabalho que trata da aplicação de planejamento experimental para determinação direta de cobre em gasolina usando absorção atômica com forno de grafite. Este trabalho foi publicado em 2008 na revista Fuel Processing Technology. Apesar de ser o trabalho mais antigo publicado por mim, a temática do trabalho, além de ainda ser atual, trouxe, à época, o primeiro trabalho da área de química da UFMA a usar quimiometria em desenvolvimento de métodos analíticos.
Como atividade profissional relevante (por mobilizar um grande público da academia e fora dela), também posso destacar a organização de alguns eventos científicos, como participante da comissão organizadora ou como coordenadora do evento. Neste sentido, cito os dois eventos (um local e outro estadual) da Semana Nacional de Ciência Tecnologia, ambos sob minha coordenação e dois eventos nacionais, Congresso Brasileiro de Química (CBQ) e Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET), do qual pude participar da comissão organizadora dos referidos eventos.
Atualmente sou professora associada III da UFMA, vice coordenadora do Laboratório de Pesquisa LPQA – Laboratório de Pesquisa em Química Analítica e vice coordenadora do LAPQAP – Laboratório de Análises e Pesquisa em Química Analítica de Petróleo e Biocombustíveis. Laboratório este credenciado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para fazer o monitoramento da qualidade de combustíveis no estado do Maranhão.
Considerando minha trajetória, resumidamente apresentada nesse Memorial Descritivo, e considerando a vontade de continuar contribuindo com a Ciência e, consequentemente, com toda sociedade civil, através do conhecimento científico e da pesquisa, manifesto interesse em participar como membro colaborar da Academia Maranhense de Ciências.