Os Membros Permanentes são divididos em:
São cientistas e profissionais de consagrado merecimento e reconhecimento. São em número de sessenta.
São cientistas de reconhecido mérito científico internacional que tenham prestado efetiva colaboração ao desenvolvimento da ciência no Estado do Maranhão.
São pessoas que tenham prestado relevantes serviços na área das ciências do Maranhão e desejem contribuir com a AMC em suas atividades; ou profissionais e membros da academia (universidades, faculdades, escolas superiores, institutos de pesquisa, etc) do Brasil ou estrangeira que são chamadas para, ou queiram, colaborar voluntariamente com as atividades da AMC, sem caráter remuneratório.
São cientistas de alto reconhecimento das ciências no país ou no estrangeiro que a AMC, por deliberação de sua diretoria, queira prestigiar com o título de Benemérito, podendo ser associado ou não à AMC.
São uma qualidade dos Membros Efetivos que lhes é facultativa a partir dos 75 (setenta e cinco) anos.
Os Membros Não Permanentes são divididos em:
São pessoas (estudantes, acadêmicos, jovens de até 25 anos de idade), mediante proposta de sua participação na AMC. A aceitação de Membros Juvenis deverá ter sua proposta patrocinada ou subscrita por pelo menos um Membro Efetivo.
São estudantes de pós-graduação latu sensu, pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado) ou recém-doutores. A aceitação do Membro Jovem Cientista deverá ter sua proposta patrocinada ou subscrita por pelo menos um Membro Efetivo.
São instituições públicas ou privadas que, engajadas com políticas de desenvolvimento científico/tecnológico, propõem-se a apoiar e financiar , por meio de acordo de cooperação técnico-financeira, as atividades desenvolvimentistas da AMC.