MEMBRO EFETIVO

Carlos Augusto Furtado Moreira nasceu em São Luís/MA, no dia 24 de novembro de 1961, filho primogênito de José de Ribamar Moreira e Isabel Furtado Moreira, ainda no período escolar flui a sua veia poética, escrevendo acrósticos, quadras e poemas. É casado com a Sra. Fabiane dos Santos Santana Moreira.

Ingressou na Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no dia 05/03/1981, formando-se em Sargento em 11/12/1981; em 10/10/1987 foi declarado Aspirante-A-Oficial, chegando ao posto de Coronel em 21/04/2015, exercendo funções de chefia, direção e comando, destacando-se duas oportunidades, a direção da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, Unidade Policial Militar de ensino superior da corporação, após frequentar todos os cursos de graduação e pós-graduação profissional.

Participou de inúmeros Cursos, Seminários, Congressos, Jornadas, Conferências, Fóruns, Workshops, Palestras, Ciclos de Debates, Encontros Pedagógicos e Viagens de Estudos, municipais, estaduais e internacionais, nas áreas de gestão de pessoal, de ensino, financeira, orçamentária; crianças e adolescentes; ambiental; polícia comunitária e direitos humanos.

Foi aluno da Escola Superior de Guerra – ESG (Instituto de Altos Estudos de Política, Defesa e Estratégia, integrante do Ministério da Defesa do Brasil).

Representou o Brasil em uma missão das Nações Unidas (organização internacional com o objetivo de facilitar a cooperação em termos de direito e segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e da paz mundial) na Guatemala, para verificação de direitos humanos.

Formação Acadêmica: Segurança Pública (APMMG); História Licenciatura (UFMA); Direito Bacharelado (UNICEUMA); Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social (UFPA); Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública (UFMA); atualmente é mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação (FUNIBER).

Atividades Científicas: além das monografias e artigos científicos apresentados em cursos, integrou bancas e orientou Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Academia Coronel Walterler (Natal/RN) e em bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Pós-Graduação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Desenvolveu 05 (cinco) Projetos Profissionais, todos concluídos e está a frente de 05 (cinco) Projetos Acadêmicos Literários; ministrou aulas inaugurais, da saudade, palestras e seminários em instituições de ensino superior.

Condecorações: recebeu em sua folha de serviços profissionais, vários elogios e referências elogiosas de Comandantes, Secretários de Estado, de membros da Assembleia Legislativa do Maranhão. Moções Legislativas: de Aplausos e Congratulações e de Felicitações de Câmaras Municipais. Foi condecorado com várias medalhas, troféus, placas de reconhecimento, certificados, diplomas de honra e de agradecimento, considerado amigo institucional de várias entidades, títulos de cidadão, de instituições legislativas, policiais, bombeiros, gabinetes militares, forças armadas, municípios, entidades de classes, de eventos, pública e privada nos Estados do Maranhão, Tocantins, Sergipe, Pará, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e internacionais.

Produção Acadêmica Literária Artística Articulista, cronista, pesquisador, historiador, poeta, trovador. Compôs a canção do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar do Maranhão “letra e música”.

Idealizador, organizador e fundador da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), fundada em 31/05/2018, sendo o seu primeiro presidente e reeleito para um segundo mandato trienal em 31/05/2021.

Integra ainda os seguintes sodalícios brasileiros: Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS), onde é seu Vice Presidente; Sociedade de Cultura Latina do Maranhão (SCL/MA); Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), como Acadêmico Nacional de Honra e D.h.c. em Literatura; Associação dos Escritores Independentes do Maranhão (AMEI); Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA), onde é Presidente do Conselho de Ética; Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos, Acadêmico e D.h.c. em Direitos Humanos; Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos; Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP),

como Membro de Honra; Nucleo Accademico Italiano di Scienze, Lettere e Arti (NAISLA); Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPTCT) como Membro Correspondente; Academia Formiguense de Letras/MG como Neo-Acadêmico; Academia Maranhense de Ciências (AMC) e Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo (AILAP).

Participou de várias Antologias e Coletâneas de entidades literárias brasileiras, publicados pelas Editoras J. A. Viegas (MA), Sete Cores (MA), Canela Verde (ES), Jordem (ES), PerSe (SP), ALB (Campos RJ Grupo Editorial e Literário), Papa (SC), Biblio Editora (MS), Taba Cultural (RJ), Mundo Cultural World (SC).

Publicou vários artigos profissionais em edições da Polícia Militar em Revista – PMMA e Revista Direito Militar da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais, além de inúmeros artigos opinativos e técnicos em periódicos, blogs, sites e revistas do país.

Coordenou e Organizou: Jornal “O Espadim” do Diretório Acadêmico Euclides da Cunha da APMMG; Revista Comemorativa dos Aspirantes da APMMG; Revista Aspirantes 2014 da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias; Revistas O Brigadiano e Anuário da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares.

Prefaciou os Livros Romances Policiais “A Menina do Casaco Vermelho” de Ebnilson Carvalho (São Paulo: Edições Sohan, 2019); 3ª edição de “Roteiro de Procedimentos e Processos Administrativos” de Edson Rebouças Vasconcelos (2019); O Crime do Arteiro de Raimundo Ferreira Marques (2021), a ser lançado.

Autor dos seguintes Livros solo: Ponderações de um Observador Privilegiado. São Luís, MA: Viegas Editora, 2020, 188p., o qual recebeu Moção de Reconhecimento e Honra ao Mérito, de consagração pública pela excelência e qualidade da Federação Brasileira dos Acadêmicos da Ciências, Letras e Artes (FEBACLA); Um pouco de mim, um muito da vida. Rio de Janeiro, RJ: Editora Mágico de Oz, 2021 e Meio Ambiente. Vitória, ES: Editora Jordem, 2021 e é Coautor do Livro Pedro Ivo de Carvalho Viana – Uma História de Sucessos. São Luís: Gráfica e Editora Sete Cores, 2021. 76p.

Recebeu várias condecorações literárias: Medalhas; Comendas; Colares Acadêmicos; Certificações; Diplomas e Títulos.

Patrono: Cesar Augusto Marquês.

Cadeira anteriormente ocupada pelo Membro Fundador Diogenes Carvalho Aquino*.