Andréa Cristine Colins Martins

O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória profissional e educacional, destacando as principais atividades que eu já desenvolvi e as atividades que realizo atualmente.

A minha formação acadêmica começou em 1999, quando iniciei o curso de Graduação em Comunicação Social – Habilitação Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi no curso que tive a primeira experiência como educadora, participando e posteriormente, ministrando oficinas de Comunicação Popular na Baixada Maranhense, por meio de projetos coordenados pelo Unicef. Os temas sociais abordados tanto no curso como nas oficinas me despertaram o interesse em participar de vários debates e discussões acerca do papel do comunicador na Educação. Em junho de 2000, após uma Oficina de Radiojornalismo e Educação, tornei-me integrante da Rede de Comunicadores pela Educação, fato que logo depois, levou-me também à profissão docente.

A licenciatura foi significativa na minha formação, na medida em que me ofereceu subsídios para ampliação de conhecimentos no campo da Educação. Iniciei o curso de Formação de Docentes de Ensino Médio e Profissional pela UEMA, em junho de 2004 e conclui em julho do ano seguinte. A vontade de compreender o processo ensino-aprendizagem fortaleceu a minha expectativa pela docência e permitiu a minha participação no Programa Letrações Uemianas (Educação de Jovens e Adultos) coordenado pela UEMA, no período de abril de 2004 a abril de 2005. No mesmo ano, participei como instrutora de projetos de capacitações destinados a jovens da periferia e apoiados pelo Ministério do Trabalho e Organizações Não-Governamentais.

Por realizar um trabalho educativo com jovens, em 2006 ingressei como educadora especialista do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, onde permaneci até 31 de janeiro de 2008. Saí do programa para tomar posse no cargo de Professora da Rede Estadual de Ensino, após aprovação em concurso público. Comecei a trabalhar nas turmas de Educação de Jovens e Adultos, do período noturno. Ainda em 2008, por fazer parte de uma Ong com atuação na periferia de São Luís, coordenei quatro turmas do curso de formação de pedreiros, do Programa “Futuro em Nossas Mãos” da Fundação Votorantim (PE), de agosto de 2008 a janeiro de 2009. Ainda sou voluntária da Ong, atuando em projetos voltados para as comunidades carentes da capital.

A intenção de dar continuidade à minha formação educacional fez inscrever-me em curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura. Estou na fase de elaboração do artigo científico. Passei a compartilhar ideias com uma excelente equipe de professores que me incentivaram e me permitiram aprofundar meus conhecimentos à luz da Educação.

Uma experiência mais recente do exercício docente foi conhecer o universo de possibilidades de aprendizagem oferecido pela Educação à Distância. Em fevereiro deste ano, fiz o curso de Tutor pela UEMA e assumi a função de Professora-orientadora do Curso de Especialização em Educação do Campo, na modalidade a distância, destinado a professores que atuam nas comunidades campesinas e indígenas. Orientei, coordenei e participei de bancas examinadoras dos artigos que retrataram em uma linguagem científica a vivência de quem luta por uma educação mais adequada ao campo.

A Educação a distância reforçou o meu interesse por pesquisar e estudar um pouco mais a respeito dessa modalidade e motivou-me a participar de experiências neste segmento que possam fomentar a atuação e formação de um profissional da Educação. Outro motivo que considero importante é a oportunidade de estar em contato com uma diversidade de pessoas (educadores e alunos) que possibilitarão situações de aprendizagem tanto para a minha vida acadêmica quanto para a minha vida profissional.

CURRÍCULO LATTES: