José de Ribamar Silva Oliveira

José de Ribamar Silva Oliveira nasceu no dia 23 de setembro de 1958. Maranhense, da cidade de Bacabal, é filho de Maria de Lourdes Silva Oliveira e Manuel Quadros de Oliveira. Na cidade de São Luís frequentou a educação básica. Estudou o ensino primário na Escola Modelo Benedito Leite e o ensino ginasial e científico no Colégio São Luís. Aos 22 anos de idade, graduou-se em Matemática (Bacharelado) e Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (1980). Dois anos depois, já havia concluído a Especialização em Matemática (Análise) pela Universidade de Brasília – UnB (1982). Para complementar sua formação no magistério, concluiu (1985), a graduação em Licenciatura em Disciplinas Profissionalizantes (Esquema I) pela UFMA. Em 1991, ele recebeu o título de mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, com a defesa da dissertação intitulada: “Caracterização de Linhas de Lâminas com Substrato Semicondutor e Análise de Descontinuidade”. Em 1996, doutorou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, com a tese: Antenas de microfita sobre substratos dielétricos anisotrópicos e ferrimagnéticos magnetizados. A pesquisa também foi financiada pela CAPES, Brasil, e buscou apresentar uma análise teórica e numérica dos parâmetros de uma antena de microfita tipo patch retangular cujos substratos são compostos de materiais dielétricos anisotrópicos e ferrimagnéticos magnetizados. Para complementar sua formação, em 2010, fez mais uma especialização: Gestão Pública, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR.

Com toda essa formação, podemos apresentar sua trajetória profissional envolta a três dimensões, que se inter-relacionam: professor, pesquisador e gestor. Como professor, atuou na Escola Técnica Federal do Maranhão (ETF- MA) e no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MA), entre os anos de 1983 e 2005, quando então foi redistribuído ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). No Instituto Federal do Maranhão atuou no curso de Telecomunicações, ministrando disciplinas como: Análise de Circuitos, Antenas e Propagação, Eletrônica Digital; no curso de Matemática, ministrou Álgebra Linear e Cálculo. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte atuou no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, onde ministrou Matemática Discreta, Redes de Computadores e Sistemas Digitais. Também atuou na Faculdade Mauricio de Nassau, em Natal, junto aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Como pesquisador, destacou-se por sua experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletromagnetismo Aplicado, Micro-ondas, Propagação de Ondas, Antenas, Redes de Computadores, Acionamento de máquinas. Sua área de atuação estava envolvida principalmente pelos seguintes temas: antenas, microfita, anisotropia, cabeamento estruturado. Com inúmeros artigos publicados, sua produção ultrapassa os limites nacionais e chega a periódicos publicados nos Estados Unidos. Na Gestão Pública, atuou no IFRN. Desempenhou importantes papéis nas discussões e conduções do ensino na instituição, tendo desenvolvido atividade de Coordenação de cursos e Direção Acadêmica, além da função de Pró-Reitor de Ensino e ter sido o primeiro Diretor-Geral do Campus Parnamirim.

Em 2017, aposentou-se pelo IFRN. Seu reconhecimento profissional pode ser percebido pelos prêmios recebidos ao longo de sua trajetória. No ano de 2019, obteve pela UNINASSAU, o 1º lugar na avaliação institucional por seu desempenho junto aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Ainda, pela mesma instituição, recebeu em 2018, o prêmio de melhor docente do curso de Engenharia Mecânica e 2º colocado do curso de Engenharia Ambiental. Pelo IFRN, recebeu distinção Especial, em 2018. Faleceu aos 63 anos, na manhã do sábado 09 de julho de 2022. O velório e sepultamento aconteceu em Emaús, na Grande Natal, no Cemitério e Crematório Morada da Paz. Seu falecimento foi lamentado e noticiado por diversos segmentos: UFMA, IFMA UFRN, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAST). Todos destacaram a sua importância e relevância como cientista, professor e ser humano.