Memorial Descritivo

Nasci em 22 de agosto de 1974 na cidade de Natal/RN, filho de João Batista de La Salles e Telúzia Ferreira de La Salles. Tive minha formação básica construída no âmbito do ensino público na cidade de Natal/RN, concluindo o ensino médio na Escola Estadual Professor Anísio Teixeira.

Me graduei em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 1998), Mestre em Engenharia Química também pela UFRN (2000) e Doutor em Engenharia de Processos e Meio Ambiente Pelo Institut Polytechnique de Toulouse – INPT (2004) – Toulouse/FR.

Após a realização do meu doutorado passei dois anos na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) atuando como bolsista no âmbito do programa de Desenvolvimento Científico Regional, desenvolvendo um projeto na área de produção de combustíveis a partir da biomassa. O período que passei em Alagoas foi muito intenso e proveitoso. No âmbito profissional tive a minha primeira experiência com as atividades docentes, colaborando em diversos projetos de pesquisa que estavam em desenvolvimento no grupo de pesquisa em que eu estava inserido e ministrando disciplinas em cursos de graduação. No âmbito pessoal eu estava efetivamente iniciando uma vida a dois no Brasil, que em pouco tempo, ainda em Alagoas, se transformaria em uma vida a três com o nascimento da minha filha em julho de 2006.

No final de 2005, ainda em Maceió, tomei conhecimento que a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estava criando um curso de Engenharia Química e estava com um Edital de concurso público aberto para a contratação docentes. Em conversa com a minha esposa, que também é engenheira química, decidimos que eu viria prestar o concurso na UFMA. Fui aprovado em segundo lugar, sendo chamado para assumir a vaga em julho de 2006., de modo que a minha carreira como funcionário público iniciou-se na UFMA, no dia 10 de agosto de 2006.

Em todo o período que estou na UFMA, procurei diversificar minhas atividades nos três pilares básicos da ciência: ensino, pesquisa e extensão, tendo participado também de cargos da administração universitária.

No âmbito do ensino, venho ministrando ao longo dos anos diversas disciplinas para os cursos de graduação em química industrial e em engenharia química, bem como em nível de pós graduação (engenharia elétrica), atuando na orientação de trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica, programas de monitoria, coordenando eventos e projetos de ensino de grande importância na formação dos estudantes, como por exemplo, a criação da Escola Piloto do Curso de Engenharia Química da UFMA que vem contribuindo com a formação dos estudantes do curso e também de áreas afins, ampliando seus conhecimentos em determinadas áreas específicas por meio da realização de cursos ministrados pelos próprios estudantes. Também fui coordenador local do projeto “Formação Comum e Acompanhamento dos Engenheiros Químicos do Amanhã”, no âmbito do programa BRAFITEC (2015-2018), o qual possibilitava o intercâmbio de estudantes da UFMA com instituições de ensino superior na França. Durante a execução deste projeto foram firmados três acordos de cooperação internacional entre a UFMA e três universidades francesas: Université de Pau et des Pays de l’Adour (UPPA), L’Université de Lorraine (UL) e L’Institut National Polytechnique de Toulouse (INPT).

No âmbito da Gestão, tive o prazer e a responsabilidade de ser o primeiro coordenador do curso de Engenharia Química da UFMA (2007 a 2010). Foi uma experiência muito árdua, em função das dificuldades para estruturar o curso, e ao mesmo tempo gratificante, tendo em vista que contribuí para a consolidação do curso em nossa Instituição e adquiri bastante experiência no que diz respeito ao funcionamento da Instituição. Participei de órgãos colegiados dos cursos de Engenharia Química, Química Industrial e Química (Colegiados de Curso e Núcleo Docente Estruturante) bem como de mais de 100 comissões institucionais, permanentes ou não permanentes, ao longo da minha carreira docente, além de 5 bancas examinadoras de concurso público para provimento de cargos do magistério superior.

No âmbito da Pesquisa, coordenei 8 projetos de pesquisa com financiamento ao longo dos meus 17 anos de UFMA e atualmente coordeno dois importantes programas em nossa instituição: a) o Programa multidisciplinar de formação de recursos humanos em áreas de interesse do setor do petróleo (PRH 54.1), por onde já passaram desde 2020, 32 estudantes de graduação, 10 estudantes de mestrado, 04 estudantes de doutorado e 3 estudantes de pós- doutorado e b) O programa de monitoramento da qualidade de combustíveis no estado do Maranhão (PMQC), também financiado pela ANP e realizado pela UFMA desde 2001. Ressalta-se também diversas publicações de trabalhos em periódicos e eventos científicos, capítulos de livros, atuação como consultor Ad-hoc da FAPEMA e revisor do periódico Industrial & Engineering Chemistry Research, do grupo ACS (American Chemical Society).

No campo da Extensão, também coordenamos diversos projetos, tais como o projeto “Consolidação do NEPE através de atividades de motivação e capacitação de professores e alunos do ensino médio, do Maranhão, na área de petróleo e gás (2008 – 2011)” cujo foco era o de despertar o interesse dos estudantes pela área de petróleo e energia, atraindo-os para cursos de graduação na área de tecnologia bem como divulgar o setor de petróleo e gás, junto a alunos e professores do ensino médio, visando a criação de competências nas áreas de interesse do setor. Também organizamos diversos eventos em nossa instituição como o “Ciclo de Conferências e de debates sobre a engenharia e a química sustentável”, evento internacional que integrou a programação no Ano da França no Brasil e sempre colaboramos, quando solicitado, como consultor em eventos de extensão organizados pela UFMA ou na análise de projetos financiados por agências de fomentos.

Me tornei professor Titular da UFMA em 2023, fruto de uma carreira ainda em pleno desenvolvimento dedicada ao Ensino Superior. Por fim, o que me traz à candidatura para atuar como membro colaborador da Academia Maranhense de Ciências é o desejo de continuar contribuindo ativamente com o desenvolvimento da Ciência em nosso estado, pois entendo que minha trajetória reflete a contribuição e o fascínio pela Ciência celebrada na Academia, a qual terei a honra de participar.