Sofiane Labidi, ocupante da Cadeira de nº 2 da Academia Maranhense de Ciências, tem Graduação e Mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade de Nice Sophia Antipolis (França), e é Doutor em Inteligência Artificial (1995), pelo Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automática (INRIA).

Labidi possui uma larga experiência em Pesquisa e produção cientifica, tendo vários artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, na área de Inteligência Artificial. É coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligente (LSI) da UFMA, onde lidera vários projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e já formou mais de 40 mestres e doutores.

Foi Coordenador de vários cursos de Pós-Graduação Lato sensu, ministrou várias palestras no Brasil e no Mundo e organizou vários congressos científicos. É editor de várias revistas internacionais na área de Inteligência Artificial e foi presidente do Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial (SBIA/2004).

Suas áreas de pesquisa envolvem a Engenharia e Gestão do Conhecimento, Tecnologias Educacionais, Telessaúde, I-Business, e Workflow.

Ocupou vários cargos como Coordenador do Núcleo de Educação à Distância do Pólo da Saúde do Maranhão; foi Pró–reitor de Pesquisa da Universidade Virtual do Maranhão; Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do

Maranhão.

Atualmente, é consultor do SEBRAE na área de Gestão do Conhecimento, Assessor Especial da Prefeitura de São Luís e Coordenador Tecnológico da Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS).

Em 2008, recebeu o titulo de “Cidadão Maranhense”, pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e “Mérito Timbira”, maior COMENDA do Governo do Estado, pelas relevantes contribuições à Ciência do Maranhão.

O patrono de sua Cadeira é Raymundo Nina Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *