Maria Bethânia da Costa Chein, ocupante da Cadeira nº 30 da Academia Maranhense de Ciências, nasceu no dia 21 de novembro de 1961, na Casa de Saúde “Dr. Ângelo Filpi”, localizada no bairro de Madureira, sede da tradicional Escola de Samba Portela, na cidade do Rio de Janeiro. Primogênita do casal Fausto Bacha Chein e Maria Magdalena da Costa Chein.

Cursou o Ensino Fundamental na Escola Pública Estadual Conde de Afonso Celso (básico) e no Colégio Companhia de Maria (avançado), a seguir, o Ensino Médio no Colégio Maristas São José. Após este ciclo, fez mais um ano de curso preparatório para o vestibular, ingressando em 1982, na Universidade Gama Filho (UGF), no RJ, onde recebeu o Grau de Médica, em 10 de dezembro de 1987.

No mesmo ano que ingressou na UGF, fez concurso para o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), onde foi aprovada em concurso público como agente administrativo (Ensino Médio 40h), indo trabalhar no Hospital da Força Aérea do Galeão, na Ilha do Governador (Ministério da Aeronáutica) e, depois, transferida para o Hospital Maternidade Praça XV (Ministério da Saúde).

Durante toda a graduação, trabalhou na parte administrativa, no período vespertino / noturno no Serviço de Arquivo Médico, onde acumulava atividades de estágio em medicina, entretanto, a melhor oportunidade foi o privilégio de compartilhar e aprender com sua mãe a Obstetrícia. Conhecer e vivenciar o prazer genuíno de proporcionar o bem ao próximo, de escutar e cuidar nos plantões das “Quintas-Feiras/24h” da famosa Maternidade Praça XV / INAMPS, mais desejado da sua graduação, que se deu a partir do 4º período de Medicina até o 3º ano de sua primeira Pós-Graduação em Ginecologia, realizada no Instituto de Ginecologia (IG) do Hospital Moncorvo Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1988/1989/1990).

No ano de 1989, atuando no Ambulatório de Mastologia, foi designada para auxiliar uma Docente da UFMA, Luciane Maria Oliveira Brito, no desenvolvimento de suas atividades para a sua Tese de Doutorado, como era de praxe no IG-UFRJ. A partir daí, despertou o desejo até então não identificado, de ingressar na vida acadêmica, como Docente e Pesquisadora.

Ao término da Especialização em Ginecologia, prestou concurso público no Instituto Nacional de Câncer, onde realizou, no ano de 1991, a segunda Especialização em Oncologia Mamária Clínico-cirúrgica, terminando em março de 1992. No mesmo ano, prestou concurso para ingressar no Mestrado no IG-UFRJ e foi convidada, pela mesma Professora que outrora havia auxiliado, a prestar concurso para ingressar como Docente na UFMA. Assim, em 1992, aprovada nos dois concursos, iniciou o Mestrado em março e ingressou na UFMA como Professora Auxiliar-1.

A experiência da docência na UFMA a incentivou a realizar o Mestrado, cujo término se dá em 1994. Ano em que retornou e assumiu a Coordenação da Disciplina de Ginecologia, interrompendo-a em 1998, para iniciar o Doutorado na Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina, onde permanece até 2001.

Dessa data até hoje, é Professora Associada da UFMA, onde já ocupou / ocupa cargos acadêmicos e administrativos, integrando o Colegiado do Curso de Medicina, Colegiado do Programa de Pós Graduação em Saúde Materno-infantil, Comitê de Ética em Pesquisa do HU, coordenando disciplinas nos cursos de Pós-Graduação lato senso e stricto senso, processos seletivos, e responde pela enfermaria de Ginecologia do HU-UFMA, bem como pela Coordenação Geral do HU Materno -Infantil. Participa como consultora ad-hoc do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DECIT-MS), revisora e membro do corpo editorial das revistas: GO ATUAL, Femina, Ciências da Saúde UFMA, Brasileira de Mastologia, Brasileira de Genitoscopia.

É Membro Titular da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Associação Brasileira de Genitoscopia.

Publicou um total de 40 artigos científicos, 4 capítulos de livros e 170 trabalhos em resumos de anais de eventos. Foi convidada para proferir centenas de palestras ou conferências em congressos e seminários. Com ampla atuação como consultora, assessora e outros serviços técnicos na área de saúde.

Durante sua atuação como professora da Universidade Federal do Maranhão, vem contribuindo para a formação de muitos discentes por meio da orientações de cerca de 100 Trabalhos de Conclusão de Curso, 20 orientações de Iniciação cientifica, 15

Monografias de Especialização e 4 Dissertações. Além da participação em cerca de 130 bancas de trabalhos de conclusão de curso e bancas de comissão julgadoras de concurso público.

A patronesse de sua Cadeira é Maria Nazareth Ramos de Neiva.