Francisco Sousa de Bastos Freitas, ocupante da Cadeira nº 15 da Academia Maranhense de Ciências, nasceu em 12 de outubro de 1946. Fez o curso Ginasial no Seminário Diocesano São José, em Sobral – CE, complementado no Ginásio Nossa Senhora dos Anjos, em Bacabal MA e o curso Cientifico no Colégio São João, em Fortaleza CE. Graduou-se em Engenharia Química e Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará. Tornou-se Mestre em Metalurgia pela Universidade de São Paulo – USP, tendo sua dissertação “Ferro Esponja: estudo de processo de redução direta”, sido aprovada com nota dez e menções de “Distinção e Louvor”.

Como formação complementar, participou, dentre outros, do “Curso de Formação Didático-pedagógico para Professores em Nível Superior” desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA): “Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho”, oferecido pela Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), em convênio com FUNDACENTRO/INPS/DNSHT/MTPS e “Curso de Técnicas de Ensino”, coordenado pela Diretoria de Ensino da Marinha Brasileira.

As atividades docentes tiveram início em 1968, nas disciplinas Química e Física, no Centro de Estudos Pedro II e no Colégio Brasil, em Fortaleza – CE e foram continuadas na Escola de Engenharia do Maranhão (EEM), após aprovação em concurso público de provas e títulos para seleção de Auxiliar de Ensino do Departamento de Física e Química, realizado em 1972, para as disciplinas Fenômenos de Transporte e Termodinâmica. Lecionou ambas as disciplinas para os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil da Escola de Engenharia do Maranhão (FESM), a partir de 1980. Lecionou as disciplinas “Química Inorgânica Avançada” e “Físico-Química Avançada”, no Curso de Especialização para Docentes da Faculdade de Educação de Imperatriz. Através da Resolução 24/1980 – CF/FESM do Conselho Federativo da Federação de Escolas Superiores do Maranhão, foi nomeado ‘‘Professor Titular’’ da citada IES. Como atividades administrativas, foi engenheiro assistente e diretor do Instituto de Tecnologia da EEM, de 1972 à 1974; Chefe do Departamento de Física e Química da EEM, entre 1973 e 1974; diretor de ensino da EEM, entre 1974 e 1975; superintendente de pesquisa e tecnologia da FESM, entre 1975 e 1976. Coordenador do “Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho” convênio FESM/FUNDACENTRO em 1975; coordenador do Convênio Escola de Engenharia do Maranhão (FESM); escola de Engenharia de São Carlos (USP), de 1976 à 1977; Representante do corpo docente junto ao Conselho Federativo da FESM, com mandato de 4 anos, a partir de janeiro de 1978; Coordenador de Cursos da FESM de 1978 até 1979; diretor da FESM – 1979 e 1980; presidente da Federação de Escolas Superiores do Maranhão / FESM, entre 1980/81.

Membro da “Comissão de Elaboração do Projeto de Transformação da Federação de Escolas Superiores do Maranhão em Universidade Estadual do Maranhão, conforme Decreto Estadual nº 8028 de 30.01.81. Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), 1981/83. Assessor de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), 1983/86. Superintendente Geral de Ensino da SEDUC, 1986/87.

Participou de diversas bancas examinadoras de concursos vestibulares, de monitoria e da Comissão Examinadora das Provas de Habilitação à Livre Docência na área de conhecimento de Administração e Organização da Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Designado pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão, através das Portarias nº 002 e 005/1974, participou da Comissão de Verificação das Faculdades de Educação de Caxias e Imperatriz, respectivamente, para efeito de autorização de funcionamento.

Participação em Seminários e Conferências: “Seminário para Formação de Supervisores – CRUTAC/MA – UFMA. “Seminário de Toxicologia na Indústria, Medicina Legal e Emergência” – UFMA. “Seminário de Administração Acadêmica” – MINTER/FESM. “Seminário sobre experiências de Escola Produção” – Fundação Joaquim Nabuco – PE e “Conferência sobre Higiene e Segurança do Trabalho” no 1º Simpósio de Estudo e Planejamento da Política de Valorização Sindical – FETIEMA.

Presidente do grupo de trabalho de implantação do centro de processamento de dados da FESM.

Palestrante no “Encontro de Intercâmbio de Informações para Planejamento Industrial e Urbano da Ilha de São Luís.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Produção de Álcool de Mandioca da FESM, conforme Portaria nº 378/78 – FESM.

Nomeado para a Chefia de Gabinete da Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos – Fundação Educar no período de 1987/90. Representante do Ministério da Educação na Reunião de Consulta Técnica Regional e Intercâmbio da OREALC/ UNESCO/IICA realizada em Havana – Cuba no período de 22 a 30.03.88.

Redistribuído para a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

Cedido ao Governo do Estado do Maranhão, fez parte, no cargo de Membro, da Comissão Permanente de Licitação do Estado do Maranhão no período de 1995 a 2007. Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria de Estado da Educação a partir de 2007.

Como premiações e títulos, foi agraciado com: Medalha do Mérito Timbira conferida pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Maranhão, nos termos da Lei nº 2.393 de 13 de julho de 1964, em 13.05.1982; Medalha Souzândrade do Mérito Universitário no grau Prata conferida pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, nos termos da Resolução nº 07/1981 – CONSUN / UFMA, em 31.10.1981; Medalha Brigadeiro Falcão conferida pelo Excelentíssimo Senhor

Governador do Estado do Maranhão, nos termos do Decreto nº 6.927 de 21 de setembro de 1978, em 17.06.1982 e Medalha Gomes De Sousa De Mérito Universitário concedida mediante Resolução do Conselho Universitário da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Membro fundador da Academia Maranhense de Ciência.

O patrono de sua Cadeira é João Miguel Mohana.