Fernando Carvalho Silva, ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Maranhense de Ciências, é natural de Teresina Piauí, – nascido em 19 de maio de 1960, é casado com a Sra. Celerita Dinorah Soares Pereira de Carvalho Silva e pai de Fernanda Soares de Carvalho Silva. Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Maranhão (1984), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1989) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001).

É Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), exercendo suas funções de pesquisador no Departamento de Química e no programa de Pós-Graduação em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: microemulsões combustíveis, biodiesel, derivados de petróleo, sensores, desenvolvimento de métodos de análises, catálise e monitoramento ambiental.

Presta consultoria ad hoc em projetos de pesquisa da FINEP, CNPq, FAPEMA, BNB, entre outras agências de fomentos à pesquisa. Publicou vários artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais e possui diversos trabalhos publicados em anais de eventos. Orienta dissertações e teses de doutorado, trabalhos de iniciação cientifica, trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Química e participa de vários projetos de pesquisa, como coordenador e como pesquisador colaborador. Em suas atividades profissionais interagiu com vários pesquisadores em coautorias de trabalhos científicos.

Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA e Coordenador do Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação da Regional Norte.

O patrono de sua Cadeira é Anselmo Höhn